Internacional Titulo
Terapia reverte diabetes tipo I em ratos, diz estudo
Da AFP
30/07/2007 | 19:48
Compartilhar notícia


Uma nova terapia experimental reverteu a diabetes do tipo I em ratos, em parte graças a um novo enfoque no combate à resistência à insulina nesta forma da doença. A resistência à insulina foi durante muito tempo uma característica da diabetes tipo II ou de surgimento tardio, mas só recentemente foi identificada como um componente da diabetes juvenil ou de tipo I.

Com este estudo, os pesquisadores mostraram pela primeira vez que tratar a inflamação vinculada à resistência à insulina assim como o componente auto-imune da doença pode revertê-la, se esta for detectada a tempo.

"Acreditamos que este é o primeiro estudo que mostra que a inflamação nos tecidos sensíveis à insulina desempenha um papel importante nesta doença", disse Terry Strom, professor de Medicina da Escola Médica de Harvard e co-autor do estudo.

Os ratos foram tratados durante um período de 14 a 28 dias, e em cinco a sete semanas, 95% deles tinham níveis normais de açúcar no sangue e conseguiram controlar seu nível de açúcar durante 300 dias. Em contraste, os ratos não medicados desenvolveram hipoglicemia e a maioria morreu em cerca de sete semanas, inclusive com tratamento de insulina.

Os resultados sugerem que qualquer terapia que busca deter o desenvolvimento da diabetes em humanos deveria não só se centrar na desordem das células T, como também na restauração da resposta à insulina nos tecidos afetados pela inflamação.

Strom afirmou que em um ano começarão os testes clínicos do tratamento em humanos. O estudo foi divulgado nos Anais da Academia Nacional de Ciências.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;