Cultura & Lazer Titulo
Desfiles de alta costura revelam tendências diferentes
Do Diário do Grande ABC
20/07/1999 | 16:37
Compartilhar notícia


Se a moda de inverno de Christian Lacroix apresentada nesta terça-feira em Paris é muito colorida, a de Karl Lagerfeld da Casa Chanel cultiva a discriçao.

As saias sao curtas, os casacos apertados. Lacroix prefere o mohair carmim e o fúcsia nos vestidos curtos. Sua noiva, vestida com uma espécie de corpete de cetim bordado tipo ex-votos sobre uma saia de tulle, vem da Provence.

Karl Lagerfeld ``chez' Chanel esquece-se dos cabeços tipo ``poil de singe', a pintura dos olhos estende-se pelos cantos, a sobriedade lembra a grande época de Mademoiselle Chanel.

Esta pureza poe em relevo o trabalho nos ateliês: como a seda trançada imitando a peruca de la de um juiz inglês na gola e nos punhos de um pequeno ``manteau' curto ou nos vestidos retos, acima dos joelhos, em crepe ou couro, que parecem articulados entre eles.

Com Karl Lagerfeld, o curto volta a brilhar. O novo ``tailleur' Chanel do ano 2000? Um casaco-túnica sobre uma saia levemente evasê em tweed bege, rosa pálido ou da cor do céu.

A noite é mais teatral em musselina e tafetás misturando rubis, azuis-marinho, nos vestidos compridos delineando o corpo com as costas nuas, ou ``gonflées' como um pára-quedas. Para ir ao baile, as temerárias ousarao talvez se esconder num desses manteaux gigantes de peles cintilantes, como um King Kong que teria passado gel na pele.

No capítulo dos acessórios, fora as luvas de tule, alguns grossos medalhoes de prata e botinhas de salto baixo e finas, com um ar de sapatilhas de balé, tudo marcado por muita simplicidade.

As cores em fanfarra estao presentes chez Louis Féraud; a filha dele, Kiki, assina a coleçao permanecendo fiel à inspiraçao do estilista. Repete uma paleta forte ou suave com falsas peles pintadas, suas linhas geométricas em preto e branco e vestidos de noite brilhantes em veludo bordado e em tafetás acobreados.

Viktor e Rolf, dois jovens holandeses de 30 anos, contam uma outra história. Com eles, a moda é uma questao de intelecto. Em alguns anos eles conquistaram a imprensa especializada anglo-saxa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;