Turismo Titulo
Natureza impera em Canela
Eliane de Souza
04/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Canela é passagem obrigatória para quem está em Gramado. Mais tranquila que a vizinha e com o mesmo charme. As duas avenidas principais, Osvaldo Aranha e Júlio de Castilhos, abrigam boa parte das lojinhas, bares e restaurantes.
A Cascata do Caracol, com queda de 131 metros, é a principal atração da cidade. Os melhores lugares para fotografar são o mirante e o elevador panorâmico, ambos com vistas parecidas.
Para ver a cascata de perto, é preciso descer uma escada íngreme com cerca de 750 degraus. Para caminhar pelo parque, há trilhas autoguiadas de 110 a 1.240 metros. O passeio de trenzinho por cenários que recriam antigas vilas de imigrantes é bom programa para fazer com as crianças.
Se encontrar neve em Canela depende de sorte e temperaturas baixíssimas, o Alpen Park ao menos permite aventurar-se em esportes de inverno independentemente das condições climáticas. A principal atração é o trenó, que faz percurso de 950 metros com velocidade que pode chegar a 40 quilômetros por hora.
Há ainda circuitos de arvorismo, tirolesa de 300 metros, escalada e passeio de quadriciclo. A novidade de é o Mini Rider, um simulador que se movimenta de acordo com as situações escolhidas, como corrida no gelo, montanha-russa, mina assombrada e aventura no cânion.
Uma das imagens mais conhecidas de Canela é a fachada do Mundo a Vapor, com uma locomotiva despencando em alusão ao acidente ocorrido na cidade de Paris em 1895. O espaço tem muito mais. Lá as crianças aprendem de um jeito lúdico como funcionam vários tipos de fábricas. Em todos os cenários, as peças se movimentam reproduzindo o funcionamento das engrenagens.
Outro cartão-postal de Canela é a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Pedra. A construção foi erguida em estilo gótico inglês, tem uma torre com 65 metros de altura e um carrilhão com 12 sinos - três deles soam diariamente antes da missa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;