Cultura & Lazer Titulo
Mostra revê futebol andreense
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
11/12/1999 | 16:21
Compartilhar notícia


Objetos antigos, fotos dos primeiros clubes de futebol de Santo André e cartoes-postais de diversas partes do mundo sao alguns dos itens que estarao presentes na exposiçao Abrindo o Baú de Paschoalino Assumpçao, no Museu de Santo André. A mostra abre no próximo dia 20, às 19h30, e prossegue até 27 de janeiro.

Assumpçao é um dos principais nomes do Grande ABC quando o assunto é a preservaçao da memória da regiao. Nascido e criado em Santo André, onde reside até hoje, ele sempre teve mania de juntar em casa objetos e fotos que julgava interessantes.

O resultado disso foi um acervo com centenas de fotos, flâmulas, troféus e medalhas, além de objetos antigos e cartoes-postais que ele mesmo trouxe, e outros que recebeu de amigos. Parte deste material estará à mostra no Museu de Santo André.

Um exemplo é a foto, datada de 1907, na qual está o Operário Futebol Clube, primeiro time de futebol amador de Santo André. Ela faz parte de um universo de 50 imagens, a maior parte relacionada ao esporte. Entre os cerca de 20 objetos antigos, estarao troféus, um rádio da década de 20, e um ferro de passar roupa, à lenha, além de um velho moedor de carnes.

Nao haverá painéis com textos para contar a história do futebol de Santo André - principal foco da exposiçao. No entanto, as legendas das fotos poderao dar uma idéia do que aconteceu ao longo das últimas décadas no esporte. Todo o material do "baú" de Pascholino estará nas vitrinas e painéis da Sala Especial.

Apesar de ser um exímio conhecedor do esporte e ter vários troféus e medalhas, Assumpçao nao foi de entrar em campo para defender qualquer dos times que ele trata. "Joguei pouco, eu era muito perneta", brinca. Ele já lançou os livros A História do Futebol em Santo André e Galo Preto da Vila Alzira. Atualmente, coordena o Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC).

Abrindo o Baú de Paschoalino Assumpçao - Exposiçao com objetos antigos, fotografias e postais do memorialista Paschoalino Assumpçao. Abertura no dia 20, às 19h30. No Museu de Santo André - r. Senador Fláquer, 470. Tel.: 449-9111. De segunda a sexta, das 8h às 16h20; sábado., das 9h às 14h50. Entrada franca. Até 27 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;