Internacional Titulo
Generais acusam Uribe de prejudicar o moral da polícia colombiana
Da AFP
16/05/2007 | 18:30
Compartilhar notícia


Oficiais reformados da polícia acusaram o presidente colombiano, Alvaro Uribe, nesta quarta-feira, de prejudicar o moral da instituição com a decisão de afastar 12 generais, inclusive seu diretor, como parte de um escândalo sobre gravações clandestinas de setores da oposição e da imprensa.

Em carta a Uribe, o Colégio de Generais da Polícia afirmou que a decisão do presidente tem impacto negativo no "bom nome e confiança" da instituição, "afetando o moral", além de estender uma "sombra de dúvida" sobre seus membros.

A associação recorda que este é o segundo afastamento em massa de oficiais realizado pelo presidente, e que a situação contrasta com o tratamento generoso dado aos paramilitares desmobilizados.

Essas situações "prejudicam a carreira profissional de meritórios e brilhantes chefes de longa trajetória e experiência de mais de 30 anos", diz o texto.

Uribe substituiu na segunda-feira o diretor da polícia, general Jorge Castro, e o chefe da inteligência, general Guillermo Chávez, admitindo que realizavam escutas ilegais de membros do governo, de líderes da oposição, de jornalistas e paramilitares presos.

O afastamento desses oficiais pressupôs a saída de outros 10 generais, obrigados a renunciar em cumprimento de uma tradição da carreira policial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;