Cultura & Lazer Titulo
Barmen ainda sao anfitrioes da noite
Mércia Suzuki
Especial para o Diário
08/07/1999 | 17:31
Compartilhar notícia


Tido por muitos como amigo e conselheiro, o barman muitas vezes transborda sua atividade para fora do balcao. Nao basta ter habilidade e bom senso com bebidas e utensílios de bar. Os mais experientes garantem que é fundamental ser discreto e humilde no trato com o público. Isso porque os barmen, em muitos casos, ainda sao o cartao de visita do estabelecimento - antes ainda de surgir a figura do promoter.

Os barmen se enquadram em duas categorias: os clássicos e os contemporâneos. Os primeiros se vestem de modo tradicional - calça preta, camisa com gravata borboleta e colete - e podem ser encontrados em bares de hotéis e restaurantes, e casas mais sóbrias; os contemporâneos trabalham em danceterias, bares da moda e festas.

"Minha formaçao é clássica, mas meu estilo é contemporâneo", diz Domingos Petti, o Mingo. Ele está, por uma temporada, trabalhando no Vera Cruz Bar (av. Indico, 980, tel.: 448-8066), em Sao Bernardo.

Até tornar-se barman, Mingo, 31 anos, largou a faculdade de engenharia, trabalhou como segurança e garçom. Em sua atividade atual, ele tem no currículo os bares Black Jack, Little Darling e Charles Edward, a danceteria Gitana e o pizza-bar Lillo, em Sao Paulo. Até agosto, ele estará no Vera Cruz preparando drinques da casa, todos à base de uísque. Um de seus coquetéis preferidos (mas sem nome) é o que leva suco de abacaxi, uísque, vermute seco e um refrigerante de limao.

Experiente, Mingo tem uma escala sobre o consumo de bebidas: "Na segunda dose a pessoa fica simpática, depois da quarta fica agressiva, e daí em diante só tende a piorar", avisa.

No ranking - Com passagens pelo Chaplin, Tendall Grill e El Niño, Sandrelúcio Rodrigues Pinho, 27 anos, de Santo André, conseguiu no ano passado o 5º lugar do Campeonato Paulista de Coquetelaria, e se tornou o único representante da regiao no ranking da categoria.

O barman divide-se entre as noites no Cham's (av. Kennedy, 792, tel.: 4330-9595), de Sao Bernardo, e o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares da Regiao, onde ministra cursos.

"Antes de ser barman, o profissional precisa ser um bom copeiro e garçom", ensina.

No Tendal Grill (av. dom Pedro II, 518, tel.: 4990-1640), quem responde pelo bar é Marivaldo Bispo de Almeida. Com 19 anos de profissao, quatro dos quais dedicados à casa, o barman faz a linha clássica. Uma de suas criaçoes é o Amor perfeito (licores de pistache e de amêndoas com sucos de frutas).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;