Turismo Titulo
Terra de mitos e fatos
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
25/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao lado do Rio de Janeiro, o Amazonas é um dos destinos brasileiros mais conhecidos lá fora. É por conta disso que turistas desavisados imaginam que o Brasil inteiro é uma imensa floresta e todos os habitantes usam grades nas janelas para evitar que os macacos entrem pelas casas. Tentativas de reproduzir nossa floresta em meios de entretenimento colaboraram ainda mais para a visão distorcida do Amazonas para o resto do mundo. Em episódio do seriado "Os Simpsons", por exemplo, o Rio Amazonas cortava o Rio de Janeiro. E no filme "Bem-Vindos à Selva" (2003), brasileiros falavam espanhol, tinham grandes habilidades com cipó e lutavam com quem se atrevesse a tocar em tesouro na Serra Pelada.

Mas vamos aos fatos. O maior Estado do Brasil possui 1,5 milhão de quilômetros quadrados, ocupa mais de 18% do território nacional e integra a região mais cobiçada do planeta: a Floresta Amazônica.

Riquezas naturais, as majestosas fauna e flora, o Festival Folclórico de Parintins , o encontro dos rios que não se misturam, o pico mais alto do Brasil e o maior arquipélago do mundo formam o conjunto de atrativos do Estado.

A Floresta Amazônica é território muito extenso, cortado pela linha do Equador. Seus 62 municípios ficam em sua maioria às margens dos rios. E o turista tem varias opções de lazer, como passeio de canoa, caminhada na selva, pesca da piranha, visita à casa de nativos e passeios de barco.

A capital Manaus conta com sofisticada infraestrutura hoteleira e receptiva, aliada a um conjunto arquitetônico de importância histórica que faz de Manaus uma das metrópoles mais singulares do País.

A cidade oferece bares, restaurantes, casas noturnas, teatros, museus, centros culturais, parques ambientais, praias e balneários públicos. O principal monumento artístico e cultural do Estado é o Teatro Amazonas, construído no auge do Ciclo da Borracha, em 1882, e inaugurado em 1896.

Além disso, Manaus dispõe de múltiplas opções de compras em shoppings e lojas especializadas.

A Adetur Amazônia (Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte) estima que o Estado tenha recebido quase 96 mil turistas no ano passado vindos da Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, China, Japão, Itália, Portugal, Espanha, Argentina e Canadá.

O Amazonas é, sem dúvida, um destino inusitado até para os brasileiros: estações do ano que não respeitam o calendário, temperaturas altíssimas, uma grandiosa festa popular que não é o Carnaval e, de quebra, fuso horário de uma hora.

Quando for fazer as malas, lembre-se de escolher roupas leves e confortáveis, como bermudas e camisetas, calças de verão, tênis ou calçados para caminhadas, sandálias, roupas de banho, óculos de sol, capa de chuva leve e chapéu ou boné. O sol na Amazônia é muito intenso devido à localização na linha do Equador. Por isso, é bom se proteger com bloqueador solar e abusar do repelente.Também não esqueça de tomar vacina contra febre amarela com, no mínimo, dez dias de antecedência.

A temperatura no Amazonas varia de 26ºC a 30ºC, mas a alta umidade faz com que a sensação térmica seja muito superior. Em novembro, a reportagem chegou a suportar temperaturas de 42ºC durante o dia e 29ºC à noite.

A estação das chuvas, considerada inverno, vai de dezembro a junho, e o verão é de julho a novembro. A cheia do Rio Negro tem seu ponto máximo em meados do mês de junho. Nesse período, as águas podem subir até 13 metros, cobrindo praias e alagando florestas de várzea. A maior vazante do Rio Negro ocorre em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;