Fechar
Publicidade

Sábado, 23 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Internacional

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Cientistas prometem boa noite de sono ao toque de um botão


Da AFP

30/04/2007 | 19:25


O toque de um botão pode ser tudo o que se precisa para se ter uma boa noite de sono, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram um jeito de estimular as ondas lentas típicas do sono profundo ao enviar um inofensivo sinal magnético através do crânio de voluntários adormecidos.

Eles dizem que a técnica pode um dia ser usada para ajudar a tratar a insônia ou induzir cochilos renovadores, em que as pessoas poderiam obter os benefícios de uma noite inteira de sono dormindo apenas algumas horas.

A técnica experimental, chamada estimulação magnética transcraniana (TMS, na sigla em inglês) usa campos magnéticos para alterar a atividade cerebral. É não-invasiva e envolve uma espiral eletromagnética, que é mantida perto da cabeça. Uma corrente elétrica cria um impulso ou campo magnético que atravessa o crânio, provocando pequenas correntes elétricas no cérebro.

Em sua experiência, os cientistas descobriram que com cada explosão de magnetismo, o cérebro dos voluntários adormecidos produziu imediatamente as grandes ondas lentas vistas nos estágios três e quatro do sono.

"Com uma simples pulsação, somos capazes de induzir uma onda que parece idêntica às ondas que o cérebro produz normalmente durante o sono", disse Giulio Tononi, professor de psiquiatria da Escola de Medicina e Saúde Pública UW-Madison.

Ainda resta saber se este tipo de sono profundo assistido eletronicamente realmente traz benefícios e se poderá melhorar o desempenho e a memória das pessoas, disse Tononi. Futuros estudos tentarão responder a estas perguntas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;