Diarinho Titulo
Quem nasceu primeiro: a galinha ou o ovo?
Do Diário do Grande ABC
14/02/2010 | 07:34
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Matheus Souza de Oliveira, 10 anos, de Santo André, acredita que a galinha nasceu primeiro, pois o ovo não teria como ser chocado sem a ave. "Ela deve ser uma mistura de outros bichos que foram evoluindo até chegar ao que é hoje", afirma.

Esta é uma das perguntas mais difíceis de responder. Há duas respostas. Um grupo de cientistas defende que foi a galinha, enquanto o outro diz que foi o ovo. Apesar das ideias diferentes, ambos acreditam na Teoria da Evolução de Charles Darwin, que explica que os animais mais fortes sobrevivem e se modificam ao longo dos tempos.

Sabe-se que os dinossauros já botavam ovos. Durante milhões de anos, as poucas espécies que sobreviveram à extinção foram se transformando até dar origem a outros bichos. Atualmente, alguns estudiosos afirmam que as aves descendem dos dinos. Dessa forma, o ovo teria aparecido primeiro. Foi botado por um animal diferente, que não se sabe como era, mas devido a alterações genéticas originou a galinha.

No entanto, outros especialistas explicam que a galinha teve de surgir antes para botar o primeiro ovo da própria espécie, já que o ovo de galinha só poderia ter sido botado por ela mesma. Nesse caso, também é derivada de um bicho menos evoluído, mas que se modificou. Depois que a penosa se desenvolveu, começou a se reproduzir.

Muitas dúvidas - Os cientistas crêem que todos os animais, incluindo o homem, têm o mesmo ancestral, ou seja, foram originados de um mesmo ser. Essa ideia faz parte da teoria desenvolvida pelo estudioso Darwin, no século 19. Ainda não há certeza de como cada espécie surgiu e evoluiu. Por isso, não se pode afirmar que a humanidade surgiu a partir do macaco, apenas que os dois são parentes.

A outra ideia, defendida por muitas religiões, é que todos os bichos e os primeiros homens - Adão e Eva - foram criados por Deus. Muitas escolas religiosas hoje ensinam as duas teorias: a criacionista, que diz que a vida foi criada por Deus, e a evolucionista, que acredita na evolução das espécies.

Nem todo ovo tem filhote
É dentro do ovo que os filhotes dos animais ovíparos, como aves, répteis, peixes e anfíbios, se desenvolvem. Mas isso só ocorre quando a fêmea é fecundada pelo macho. Por isso, não se preocupe ao comer ovos comprados no mercado. São produzidos por galinhas que vivem na granja sem o galo; nunca nasceriam pintinhos deles.

Para que isso ocorra, além do cruzamento, é necessário que a galinha choque o ovo (fique em cima para esquentá-lo) por até 20 dias. Depois disso, o bebê tem de quebrar a casca para poder sair.

A maioria dos invertebrados (insetos, minhocas, borboletas e aranhas) também bota ovinhos, mas são minúsculos, difíceis de serem vistos a olho nu. Em geral, têm casca mole e são depositados sobre plantas, folhas e frutos.

Só dois mamíferos botam ovo
A gente acha que só ave e réptil botam ovos. Puro engano. Há dois mamíferos que fazem o mesmo: ornitorrinco e equidna. Eles fazem parte do grupo dos monotremados, como são chamados os mamíferos que botam ovos. É pelo mesmo orifício, chamado cloaca, que fazem xixi e cocô, por onde ocorre a fecundação e sai o ovo.

Os dois são bem esquisitos. O ornitorrinco tem bico, semelhante ao do pato, e membranas entre os dedos, fazendo com que seja ótimo nadador. A equidna possui corpo coberto por espinhos (parecido com ouriço), bico fino e língua longa e pegajosa, útil para capturar alimento, em geral, insetos. Ambos amamentam o filhote.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;