Economia Titulo
Investidores devem evitar riscos
Do InvestShop.com
17/09/2000 | 21:11
Compartilhar notícia


Justo na hora em que o cenário positivo da economia interna começa a se firmar, os especialistas vêem a apreensao com os preços de petróleo como uma espécie de sombra que paira. Para os juros da economia, a cilada é inevitável. "Sabendo que o repasse de preços será inevitável em algum momento, o Banco Central nao deve baixar mais as taxas de juros", afirmou o professor de finanças do Ibmec e ex-diretor do Banco Central Carlos Thadeu de Freitas.

Para Thadeu, a apreensao em torno do petróleo é péssima para o mercado de renda variável. "Os capitais internacionais ficam apreensivos e começam a fugir do risco para países de economia desenvolvida. É a chamada fuga para a qualidade,", analisou. "É ruim para o Brasil e afeta diretamente o mercado". Isso, aliado ao freio na queda das taxas de juros, pode adiar o bom desempenho esperado para a Bovespa nos próximos meses.

O resultado é que a tendência que vinha se desenhando até agora de migraçao de investidores para aplicaçoes que premiam mais o risco deve ser revertida. Segundo os analistas, o momento pode nao ser mais apropriado para investir em renda variável. "A bolsa fica sujeita a grandes oscilaçoes em funçao da especulaçao. O ideal seria procurar investir em ativos que ofereçam mais segurança", disse Marcos Silvestre, economista chefe do Forex - Centro Brasileiro de Orientaçao de Finanças Pessoais, apontando os fundos DI e fundos de renda fixa de perfil conservador como portos seguros.

Quem estava pensando em migrar da renda fixa para a bolsa, segundo eles, deve esperar um pouco mais e continuar onde está. No entanto, o investidor deve lembrar que todo cuidado é pouco ao escolher uma aplicaçao de renda fixa. Vários fundos incluídos nessa classificaçao têm perfil moderado ou arrojado porque têm na carteira derivativos ou outros ativos de renda variável.

"No curto prazo, o investidor deve evitar o risco, já que as notícias sobre os preços nao têm sido boas", avaliou Julius Buchenrode, diretor da área de fundos da Associaçao Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). Para ele, os investidores deverao parar para reavaliar suas posiçoes até que a situaçao dos preços do petróleo fique mais estabilizada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;