D+ Titulo
A vaidade é antiga
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
08/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


A vaidade feminina não é uma realidade contemporânea. Um corpo perfeito, um belo penteado e uma pele sedosa é desejo feminino desde a pré-história. E isso pode ser conhecido por meio do livro História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado - Em Busca da Perfeição (Editora Anhembi Morumbi, 160 páginas, R$ 36), de Ana Carlota Régis Vita.

Na obra, a autora mostra os diferentes conceitos de beleza de cada época e o surgimento de produtos como a maquiagem para realçar o rosto da mulher.

Ainda na pré-história, relatos mostram que havia uma preocupação em enfeitar-se. Isso porque já existiam adornos de conchas ou colares com dentes e garras de animais, além de ossos perfurados.

"O ser humano sempre sentiu em si a necessidade de se sobressair no grupo social no qual está integrado. Ser admirado, receber atenção dos outros é inerente à raça humana", diz trecho do livro.

Já o penteado tomou formas diferenciadas na Antigüidade. Os primeiros registros foram na Suméria, onde estátuas mostram reis com um coque enorme na nuca, possivelmente postiço, já que se usavam perucas à época.

Maquiagem - Como a natureza era a fonte de matérias-primas, o uso dela foi rapidamente incorporado à cosmética da Suméria. A fuligem, frutas silvestres, terra vermelha, a hena e o açafrão são apenas algumas das inúmeras descobertas pelo homem para elaborar a maquiagem.

Para sombrear as pálpebras, usava-se o tóxico sulfito de antimônio. Nas mãos e nos pés, eram feitos desenhos com hena que exigiam horas de paciência e firmeza.

Mas nenhuma maquiagem teve tanto destaque como a egípcia, cuja imagem principal é a de Cleópatra. Muitos acreditam que este foi o povo mais vaidoso da Terra. Os ingredientes encontrados em seus cosméticos são usados até hoje, como camomila, lavanda, hortelã, rosa etc.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;