Internacional Titulo
Eleições no Haiti continuarão até o final das filas
Da Agência Brasil
07/02/2006 | 23:41
Compartilhar notícia


O Conselho Eleitoral Provisório do Haiti adiou o final do período de votação até que as filas de eleitores acabem em todo o país. As eleições começaram com certo atraso, pela manhã, mas foram normalizadas na maioria dos 802 centros eleitorais. Alguns tumultos aconteceram nas enormes filas em frente aos locais de votação.

Três pessoas morreram em situações envolvidas com as eleições. Duas mortes foram confirmadas em Gonaïves, a 110 quilômetros da capital Porto Príncipe. Segundo o tenente-coronel Cunha Matos, chefe da comunicação das tropas brasileiras, um haitiano foi assassinado por um membro da Polícia Nacional do Haiti. A população, após assistir ao fato, linchou o policial até a morte, também. Já a primeira morte nas eleições foi confirmada pela Minustah. Um idoso teria morrido de um ataque cardíaco próximo a um conflito entre eleitores e a polícia, na região de Citè Soleil.

Mais de 3,15 milhões de eleitores estavam cadastrados para escolher presidente, deputados e senadores. Embora não existam números definitivos, a presença da população foi grande, segundo a Minustah. No centro eleitoral de Sonapi, próximo ao aeroporto internacional de Porto Príncipe, a eleição começou três horas depois do horário previsto. Mais de 3 mil pessoas formaram uma fila de cerca de 200 metros para aguardar a entrada nas estações eleitorais.

Por causa das filas, alguns tumultos aconteceram pelo país. Em Tabare, um grupo de eleitores, cansado da espera do lado de fora do prédio, tentou invadir o centro de votação. A polícia haitiana teve que conter as pessoas. Em Croix de Rpige, na zona rural de Porto Príncipe, e em Bel Air, soldados brasileiros usaram gás lacrimogêneo para dispersar tumultos.

De acordo com o tenente-coronel brasileiro, em Saint Gerard, uma área de atribuição brasileira, os militares precisaram atirar para o alto a fim de conter o tumulto formado pela população, devido ao atraso no início da votação. No final da tarde, as filas diminuíram, mas o Conselho ainda não divulgou uma estimativa de quantos locais de votação estão funcionando pelo país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;