Economia Titulo
Países árabes querem acelerar integração econômica
Das Agências
26/03/2001 | 16:38
Compartilhar notícia


Os países árabes vão acelerar sua integração econômica, reduzirão suas barreiras alfandegárias e assentarão as bases de uma zona de livre câmbio, segundo um projeto de resolução final que será submetido nesta terça-feira à cúpula da Liga Árabe, que se realizará em Amã.

De acordo com esse projeto, os países árabes decidirão a curto prazo reduzir as barreiras alfandegárias e reforçarão os intercâmbios comerciais, que só constituem 8% do volume total do comércio dos 22 membros da Liga.

Os ministros árabes de Economia se reuniram na última sexta-feira em Amã para elaborar propostas que serão submetidas aos chefes de Estado.

O diretor do Fundo Monetário Árabe (FMA), Jassem al-Mana'i, que participou na reunião, disse que seu órgão elaborou informes sobre a criação de uma zona de livre câmbio, a unificação das tarifas aduaneiras, o apoio às reformas econômicas e o desenvolvimento dos mercados financeiros.

O objetivo a longo prazo é avançar na base do compromisso dos países árabes durante a cúpula de 1996 no Cairo e estabelecer uma zona de livre câmbio antes de 2007.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;