Economia Titulo
Economista diz que efeitos de 11 de setembro são exagerados
Das Agências
28/11/2001 | 12:08
Compartilhar notícia


O impacto dos ataques terroristas de 11 de setembro na economia mundial foi exagerado, opinou esta quarta-feira o renomado economista americano Paul Krugman, professor de Economia e Relações Internacionais da Universidad de Princeton.

"Simplesmente acho que, dentro de dois anos, ou mesmo antes, olharemos para trás e diremos: 'que acontecimento tão pequeno em termos de economia, e quanto trabalho nos deu", explicou Krugman aos jornalistas em uma coletiva em Hong Kong. "Está muito claro que os efeitos são mais psicológicos", acrescentou.

A seu ver, a alteração dos circuitos econômicos, o gasto militar e esses efeitos psicológicos resultantes de 11 de setembro serão maiores na economia mundial do que os atentados em si.

Krugman explicou que o maior custo dos recursos energéticos depois dos ataques foi "absolutamente trivial", de US$ 1 bilhão, ou seja, 0,5% do orçamento federal americano.

Os custos denominados de "atrito", ou seja, a alteração habitual dos circuitos econômicos, incluem os atrasos causados pelo incremento da segurança nos aeroporto ou o medo de voar.

"Isso talvez (tenha um efeito mais amplo), mas é transitório. Em alguns meses terá suavizado", concluiu Krugman.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;