Automóveis Titulo
Urbanos por excelência
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
21/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Eles surgiram como modelos essencialmente urbanos. Com medidas enxutas, nasceram para circular pelas ruas estreitas de países europeus, para caber em espaços pequenos quando estacionados, enfim, sob medida para o dia a dia de grandes cidades.

No Brasil, entretanto, eles adquiriram aspecto cult, são modelos de imagem para suas marcas, objetos de desejo que vêm para cá nas versões topo de linha, muito bem equipados e com preços salgados, diferentemente do que ocorre lá fora. O Fiat 500, por exemplo, parte, na Itália, de 11.550 euros (R$ 27.373). O Smart Fortwo Cabrio tem preço a partir de 13,7 mil euros (R$ 32.469) na França, onde é produzido.

HISTÓRIA - Mas se hoje o Fiat 500 é sinônimo de estilo e modernidade - podendo ser personalizado com vasta linha de acessórios -, o carrinho carrega consigo longa história. Foi lançado na Itália em julho de 1957, quando a Europa ainda se recuperava da devastação da Segunda Guerra Mundial, e a palavra de ordem era economizar. A saída para dar mobilidade à população eram automóveis pequenos e baratos - no preço, na produção e, sobretudo, no consumo de combustível.

A nova geração foi lançada 50 anos depois, com a mesma essência - inclusive o conceito de baixo consumo - porém incorporou mais tecnologia e itens de segurança.

Segundo Carlos Eugênio Dutra, diretor de planejamento e estratégia de produto da Fiat, mesmo na Europa o 500 ocupa faixa de nicho, pois é do segmento A europeu (carros subcompactos, abaixo de 3,5 metros de comprimento) e compete na mesma faixa de preço de carros maiores, como o próprio Punto da Fiat, que entra no segmento B.

"No caso do Brasil, como ele é importado, preferimos trazer somente as versões topo de linha (Sport e Lounge) e posicioná-lo como um produto ainda mais exclusivo, oferecendo equipamentos e acabamentos não encontrados nem mesmo nos carros nacionais mais caros", afirma.

PARA DOIS - A primeira geração do Smart Fortwo surgiu em 1998. Concebido para duas pessoas, tem apenas 2,69 metros de comprimento, mas acomoda bem os dois ocupantes. Inicialmente vendido apenas na Alemanha, hoje o simpático modelo está disponível em 41 países e, desde o lançamento, já foram comercializadas mais de 1 milhão de unidades.

Com alto nível de segurança, também assegura reduzidos níveis de consumo de combustível e de emissão de poluentes. A marca Smart, comercializada pela Mercedes-Benz, entende que seus consumidores são indivíduos de mente aberta, autoconfiantes e que buscam um modelo que dê destaque e, ao mesmo tempo, seja divertido de dirigir.

Ambos estão em harmonia com os anseios dos que se preocupam com o futuro. Tudo isso com boa dose de charme!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;