Nacional Titulo
Moradores do Amapá sao contaminados por arsênio
Do Diário do Grande ABC
01/09/2000 | 20:26
Compartilhar notícia


Uma pesquisa laboratorial constatou a presença de arsênio, substância cancerígena, em 98% dos 100 moradores examinados na Vila de Elesbao, no interior do Amapá. Eles apresentaram resíduos da substância acima do limite tolerado pela Organizaçao Mundial de Saúde (OMS).

A contaminaçao é atribuída ao depósito de resíduos de manganês acumulados desde a década de 70 pela Indústria e Comércio de Minérios (Icomi), vinculada ao grupo nacional Caemi, uma das maiores mineradoras do mundo.

Com base nos resultados da pesquisa, o governador do Amapá, Joao Alberto Capiberibe (PSB), determinou a abertura de inquérito policial e pediu ajuda ao Ministério Público para apurar os responsáveis pela contaminaçao. O governo dará assistência jurídica às famílias afetadas para cobrar indenizaçao da Icomi.

Há um mês, a Secretaria de Meio Ambiente aplicou multa recorde no Estado de R$ 52 milhoes contra a empresa por ter contaminado com arsênio o lençol freático do município de Santana, onde fica a Vila de Elesbao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;