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Motoristas têm os maiores salários
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
30/08/2003 | 20:14
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Os motoristas de passageiros são os trabalhadores com os maiores salários entre as atividades terceirizadas no Grande ABC. Os empregados ganham, em média, R$ 1.170,50 por mês. Em segundo lugar aparecem os cozinheiros, com renda mensal média de R$ 975,31, seguido pelos vigias, com ganhos médios de R$ 849,89 por mês. Os dados foram divulgados pelo Imes (Núcleo de Recursos Humanos do Centro Universitário Municipal de São Caetano), que analisou os cargos e salários pagos pelas empresas da região em nove atividades mais sujeitas à terceirização.

Ainda de acordo com o levantamento do Imes, em quarto lugar aparecem os operadores de telemarketing, com salário médio de R$ 772,12 por mês. Em quinto lugar estão os recepcionistas, com renda mensal média de R$ 746,15, seguido pelos telefonistas em sexto lugar, com ganhos médios de R$ 717,29. Os copeiros aparecem em sétimo lugar (R$ 637,45), os auxiliares de limpeza na oitava colocação (R$ 545,56), e os office-boys, na nona posição (R$ 467,61).

Os cargos analisados correspondem às áreas de apoio aos serviços de restaurante, segurança, conservação, telemarketing e serviços administrativos. Outras áreas que podem ser terceirizadas, mas não foram analisadas correspondem aos serviços de logística, recursos humanos e informática.

A pesquisa mostra ainda que terceirizar serviços requer uma visão moderna de parceria entre as partes. O objetivo principal do contratante deve ser a prestação de serviços com qualidade e não apenas a redução de custos. Já o contratado deve prestar serviço com atenção voltada ao cliente. Quando uma das partes tenta fugir deste foco, a parceria se rompe e atribui-se o problema ao processo de terceirização dos serviços.

O Imes explica que a busca pelo gerenciamento da qualidade dos serviços prestados deve ser praticada junto aos seguinte agentes: 1) com os empregados, proporcionando um bom ambiente de trabalho com ausência de riscos contra a integridade física; 2) os acionistas proporcionando o retorno esperado sobre o investimento de forma contínua; 3) os clientes que esperam ter suas necessidades atendidas e até superadas e 4) os vizinhos que como membros da comunidade merecem ter sua cidadania preservada.




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