Internacional Titulo
Diálogos de terroristas em avião são divulgados
Do Diário OnLine
16/10/2001 | 14:35
Compartilhar notícia


O diálogo do seqüestrador do vôo 11 da American Airlines, que fazia a rota Boston-Los Angeles e colidiu com o World Trade Center no dia 11 de setembro, foi captado por um controlador de vôo foi divulgado nesta terça-feira.

O diálogo pode ter sido captado por descuido dos terroristas ou porque um dos membros da tripulação teria acionado o comando.

"Temos outros aviões. Fiquem quietos. Não tentem nenhum movimento estúpido. Estamos voltando para o aeroporto", disse uma voz para o controle do tráfego aéreo, segundo informações do jornal The New York Times.

A torre de controle continuou captando os diálogos, que culminaram no maior caos no espaço aéreo americano. Em seguida, a torre verificou um sinal de seqüestro. O vôo 175 da United Airlines, notou que algo estranho havia acontecido com o vôo 11 da American. O comandante pediu ajuda à torre, que não encontrou novos sinais da aeronave.

Às 8h50, um piloto não identificado, perguntou o que causava fumaça no Sul de Manhattan. Era o avião, que havia atingido a torre Norte do World Trade Center às 8h47.

O avião foi o primeiro a colidir com a torre norte. Em seguida, foi o vôo 175 da United Airlines que explodiu contra a torre sul. O controlador de vôo, ao notar que o 175 aumentava sua velocidade próximo às torres, entrou em desespero. “Talvez temos um seqüestro”, disse.

Em seguida, um controlador de vôo em Indianapolis tentava localizar o vôo 77 da American, que saiu de Washington a Los Angeles. Ao procurar o vôo, ele não obtinha resposta. Logo ele imaginou que foi o vôo 77 que atingiu a torre Sul do WTC. Mas o avião, na verdade, ainda estava em Washington.

O controlador entrou, então, em contato com o serviço secreto, já que o avião poderia estar indo rumo ao Capitólio e à Casa Branca. Um avião militar C-130 foi deslocado de sua base de treinamento, em Columbia, para interceptar o avião. Mas já era tarde demais. A aeronave já havia atingido o Pentágono.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;