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Tracker: mais potente com ‘coração’ novo
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
07/05/2002 | 18:02
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Com design que mescla o estilo esportivo e o sofisticado, o Tracker 2002 ganhou 21 cv de potência com seu novo motor, um turbodiesel intercooler SOHC 2.0 com quatro cilindros em linha e 8 válvulas com sistema de injeção eletrônica. Com o novo coração, o utilitário esportivo compacto da Chevrolet desenvolve torque máximo de 25,5 kgfm a 1.750 rpm e 108 cv de potência a 4 mil rpm, 24% a mais que o motor da linha 2001, que oferecia 87 cavalos.

Capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 13 segundos, o Tracker desenvolve velocidade máxima de 163,2 km/h. Na retomada de velocidade, o veículo acelera de 40 km/h para 80 km/h em 9 segundos em quarta marcha. Na mesma marcha, a retomada de 40 a 100 km/h registra tempo de 13,7 segundos. Com transmissão manual de cinco velocidades, o utilitário também conta com acionamento, também manual, do sistema de tração 4 x 4 e da marcha reduzida.

Em relação ao consumo de combustível, o Tracker faz 12,5 km com 1 litro na cidade, de acordo com a montadora, e 17,2 km/l na estrada. Com autonomia média de 1 mil km o tanque de combustível tem capacidade para 66 litros.

Sem opcionais a oferecer, o Tracker pode ser considerado um veículo quase completo pelo grande número de itens de série que possui. No quesito segurança, o Tracker oferece freios com sistema antiblocante (ABS) nas quatro rodas, sendo discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Já as rodas são de alumínio 7 x 16 (inclusive a reserva) e os pneus, radiais 235/60 R16.

O sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD) também está presente, além dos air bags duplos para motorista e passageiro do banco dianteiro. O carro conta ainda com sistema de imobilização do motor por meio da chave eletrônica Immobilizer System, sistema de segurança nas portas traseiras, conhecido como trava para crianças e sistema central de travas elétricas das portas e porta-malas. Outros itens de segurança são as barras de proteção contra impactos laterais no interior das portas, quatro ganchos para fixação de bagagem no porta-malas, além de faróis com refletores de superfície complexa, lentes transparentes e lanternas indicadoras de direção integradas ao conjunto óptico.

Na suspensão dianteira independente do tipo McPherson, o Tracker conta com molas helicoidais e amortecedores pressurizados, além de braço de controle inferior e barra estabilizadora. Já a suspensão traseira é do tipo 5-Link com 5 pontos de articulação entre a carroceria e o eixo traseiro rígido, com molas helicoidais e amortecedores pressurizados e braço de controle integrado.

Entre os itens de conforto e conveniência, o rebento da GM oferece teto solar de vidro deslizante e basculante com acionamento elétrico, ar-condicionado integrado com opções de frio e quente, além de ventilador de quatro velocidades. Direção hidráulica com regulagem de altura e sistema de som com rádio AM/FM com CD Player, código de segurança, sintonia eletrônica e painel destacável também estão disponíveis.

Além do design externo, com aparência robusta, a beleza do veículo também está em detalhes como os pára-choques, grade do radiador e molduras de proteção nas laterais e nas aberturas de roda na cor da carroceria. O preço de R$ 73.290 é válido para todas as opções de cores, entre as quais o branco (sólida), prata Escuna e cinza Nobre (metálicas) e verde Amazonas (perolizada).




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