Cultura & Lazer Titulo
Regiao será palco de 96 apresentaçoes teatrais
Rení Tognoni
Da Redaçao
20/06/1999 | 16:31
Compartilhar notícia


A partir do dia 30, o Grande ABC será palco de uma verdadeira maratona teatral, com 96 apresentaçoes de espetáculos em seis municípios da regiao. Trata-se do I Circuito Teatral do Grande ABC - realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC junto com o Sesc Sao Caetano, com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura.

As cidades envolvidas no projeto sao Santo André, Sao Caetano, Sao Bernardo, Mauá, Ribeirao Pires e Diadema, as quais terao atividades culturais durante todos os dias da semana, até 1º de agosto.

Das 96 apresentaçoes, seis sao espetáculos de grupos de Sao Paulo, convidados pelo Sesc. A Companhia Circo da Madrugada, por exemplo, abre o evento no dia 30, às 20h30, com o espetáculo ao ar livre Caminhao trapézio, realizado na avenida Goiás, 600, em Sao Caetano, com entrada gratuita. A companhia é dirigida pelo francês Pierrot Bidon - que mora no Brasil - e tem como característica o trabalho em trapézio, com enredo e iluminaçao próprios do teatro.

Além de Caminhao trapézio serao apresentados os espetáculos A falecida, da Companhia de Teatro Fábrica Sao Paulo; Nada de novo, do grupo Parlapatoes, Patifes e Paspalhoes; As viúvas, do Grupo Tapa; Coquetel clown, do Grupo XPTO; e Imagens da mitologia, do Grupo Caixas de Imagens.

Para compor a Mostra Regional de Teatro foram escolhidos três espetáculos de cada município. Ao todo sao 18 peças diferentes de grupos da regiao, que serao exibidas pelo menos cinco vezes cada uma, até o fim do evento, nas seis cidades envolvidas.

Entre as peças estao Do outro lado do morro existe um sonho!, do Grupo Baba de Anjo, de Santo André; Catástrofe, do grupo Viver Bem a Idade que Tem, de Sao Bernardo; e Farsa da boa preguiça, do Grupo Catraia, de Diadema.

Em entrevista coletiva realizada no Sesc Sao Caetano na sexta-feira passada, o coordenador do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Alexandre Takara, ressaltou a importância do evento para a transformaçao "do Grande ABC em um pólo cultural". Takara ainda salientou a intençao do consórcio em tornar o circuito anual.

Ele nao sabe, porém, se o projeto continuará abordando apenas o teatro. "Há outras áreas de interesse, como música, dança e artes plásticas. Por isso, no próximo ano talvez o circuito aborde dança, por exemplo."

A diretora de Cultura de Diadema, Marta de Betania Juliano, discordou do comentário: "A manutençao do Circuito fortalece a linguagem teatral na regiao, que está precisando de mais espaço e atençao."

Sem definiçao ainda para o ano 2000, porém, o I Circuito Teatral chega num momento de intensa produçao dos grupos amadores da regiao. A iniciativa foi aplaudida pelos atores, que consideram o evento uma ótima oportunidade para a troca de idéias e para o aperfeiçoamento profissional.

"Vou poder conhecer outros grupos do Grande ABC. Além disso, nunca tivemos tanto espaço para mostrar nossa arte. Estamos amando esse projeto", disse a atriz Mônica Rodrigues, da Companhia Jovens Atores de Diadema.

As apresentaçoes das peças serao seguidas de debates com atores e produtores. Os ingressos custam R$ 3 e R$ 1,50 (para comerciários e estudantes). Mais informaçoes sobre o I Circuito Teatral podem ser adquiridas nos departamentos de cultura dos municípios, ou no Sesc Sao Caetano. (Acompanhe a programaçao pelo Roteiro).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;