Internacional Titulo
Bombeiros comemoram progresso no combate a incêndio nos EUA
Do Diário OnLine
25/06/2002 | 10:27
Compartilhar notícia


Os cerca de 2,2 mil bombeiros que tentam conter um incêndio de grandes proporções no Arizona, Sudoeste dos Estados Unidos, comemoraram nesta terça-feira um progresso no combate às chamas. O presidente George W. Bush irá se encontrar com autoridades, bombeiros e refugiados em Springville, 70 km a Leste de Show Low.

Bush não poderá ir até o local do incêndio, já que seu aparato de segurança atrapalharia os trabalhos dos bombeiros. Porém, mesmo de longe, Bush poderá ver a coluna de fumaça que sobe da cidade, desocupada desde sábado.

Espalhado por ventos de mais de 30 km/h, o incêndio florestal já consumiu 134 mil hectares de floresta e continua sendo uma ameaça à região, que fica a cerca de 240 km a nordeste de Phoenix. Algumas chamas atingem 50 metros de altura.

O governo federal deve liberar na próxima segunda-feira US$ 20 milhões para que o Estado cubra os custos da operação.

O fogo, que começou por ação humana na terça-feira passada, já destruiu 329 casas e 16 estabelecimentos comerciais, obrigando a retirada de 30 mil pessoas. Uma dúzia de helicópteros e 15 aviões-tanque ajudam no combate às chamas.

Emergência- Apesar do avanço dos bombeiros no combate às chamas, as condições climáticas podem atrapalhar o trabalho. Bush pode decretar estado de emergência na região.

“Estamos esperando um anúncio (de Bush) que nos permita ter um maior acesso a fundos e recursos para lutar contra as chamas”, afirmou Sandra Lopez, do Centro Nacional de Organismos de Luta contra o Incêndio.

O fogo “vai continuar crescendo antes que consigamos dominá-lo. Se os ventos continuarem aumentando, vamos ter de novo problemas muito graves”, explicou Dorman McGann, porta-voz dos serviços florestais norte-americanos.

Os bombeiros continuam lutando para salvar a cidade turística de Show Low. Há três dias os soldados combatem o fogo no local, mas na tarde de segunda-feira eles afirmaram que é uma questão de tempo para que as chamas invadam o balneário.

“Inevitavelmente vamos ver o fogo entrar na cidade”, declarou McGann, que informou que ventos de entre 24 e 35 km/h soprarão na direção Leste, levando as chamas para Show Low.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;