Política Titulo Editorial
Descaso e irresponsabilidade
Do Diário do Grande ABC
24/03/2015 | 07:50
Compartilhar notícia
Arte/DGABC


A tragédia que se abateu sobre a família da corretora de imóveis Ana Paula Vaz, cujo filho de 10 dias morreu sob suspeita de negligência do Hospital e Maternidade Santa Helena, demonstra a que ponto chegou o descaso com a Saúde no Brasil. Recorrer ao atendimento privado não é mais garantia de receber a atenção que deveria ser dada de graça a qualquer ser humano. A inobservância dos mais elementares protocolos hospitalares, segundo denúncia da mãe, pode ter custado a vida de um bebê. Inadmissível.

“Lutei a semana inteira pela vida do meu filho e fizeram pouco-caso da situação”, lamentou Ana Paula a este Diário. Mesmo sabendo que a mãe teve gravidez de alto risco, o hospital e maternidade parece não ter feito o acompanhamento necessário ao recém-nascido. Durante sete dias, foram idas e vindas aos consultórios, sempre com a prescrição de paliativos.

Na véspera do fatídico dia da morte de Miguel, a família denuncia que, mesmo acometido por falta de ar, o bebê ficou esperando pela ambulância, que o transferiria a unidade hospitalar mais bem equipada, por duas horas e meia. Na antevéspera, ao desespero da avó ante a demora que julgava exagerada, funcionária do Santa Helena teria dito para que ela se conformasse. Como exigir resignação de quem vê o sofrimento de uma criança de 10 dias?

O Conselho Regional de Medicina, as vigilâncias sanitárias estadual e municipal e o Ministério Público precisam assumir a defesa de Ana Paula Vaz, para que ela tenha, ao menos, o conforto de saber que a curta existência do filho não foi em vão, na medida em que sua tragédia particular desencadeou força-tarefa para que episódio semelhante nunca mais entristeça nenhuma outra família do Grande ABC – ou de qualquer localidade do Brasil. A irresponsabilidade dos hospitais, sejam públicos ou privados, tem de ser coibida. Não se pode tolerar que se trate um ser humano, especialmente um bebê, com tamanho descaso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;