Além do Japão, países como China, Coreia e Vietnã também usam os hashis
ouça este conteúdo
|
readme
|
Os japoneses utilizam os pauzinhos de madeira, chamados de hashi, para fazer suas refeições. No início, eles utilizavam as mãos para se alimentar. Foi a partir do século 7 que mensageiros enviados à China trouxeram o hashi para o País. Apenas a família imperial o utilizava, mas, com o passar do tempo, ele foi introduzido na cultura popular.
Há aproximadamente 1.300 anos que os japoneses aprenderam a utilizar o hashi. Com os ‘pauzinhos’, é possível cortar, pegar, desfiar e embrulhar os alimentos.
Os chineses utilizam o hashi muito antes dos japoneses, há aproximadamente 2.500 anos. Além da China e do Japão, outros países também usam o milenar talher, como a Coreia e o Vietnã.
Dentro da cultura japonesa, o hashi possui sentimento especial para cada indivíduo. Algumas pessoas acreditavam que os instrumentos de refeição (tigelas e hashis) tinham uma ligação especial com Deus.
Os moradores do Japão aprendem a comer com os pauzinhos de madeira desde pequenos. No entanto, notou-se que, perto dos anos 1970, as crianças começaram a ter dificuldades de utilizar o item. Uma pesquisa realizada em 1997 apontou que somente 10% das crianças do Ensino Fundamental do país conseguiam manusear corretamente o hashi. Dependendo do tipo de alimento que aparece nas refeições, também são utilizados garfos, facas e colheres sem qualquer tipo de problema.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.