Economia Titulo
Bovespa supera os 65 mil pontos e dólar volta a cair
Do Diário OnLine
29/10/2007 | 18:33
Compartilhar notícia


A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) bateu novo recorde de pontuação nesta segunda-feira, ao mesmo tempo em que o dólar comercial atingiu sua menor cotação dos últimos sete anos. O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subiu 1,20%, para os 65.044 pontos. Já a moeda norte-americana registrou queda de 0,79%, negociada a R$ 1,755 para a venda.

A queda no dólar continua sendo sustentada pelo forte ingresso de recursos no mercado financeiro, por conta da estréia das ações da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) no mercado. A cotação de hoje é a menor desde 12 de abril de 2000.  

Contribui para o bom humor a manutenção da taxa básica de juros brasileira, em 11,25%, e a expectativa de um novo corte nos juros americanos na próxima reunião do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), marcada para quarta-feira. Atualmente, a taxa de juros americana está em 4,75% ao ano. Quando os juros norte-americanos caem, investidores destinam seus ativos para o Brasil em busca de lucros maiores.

No cenário interno, o mercado financeiro voltou a reduzir a projeção para o índice oficial de inflação em 2007. Segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deverá encerrar o ano em 3,86%, contra estimativa de 3,91% da semana passada. Para 2008, foi mantida a previsão de 4,10.

A taxa básica de juros deverá encerrar o ano em 11,25%, previsão igual à da última semana. Para 2008, os economistas mantiveram a projeção de que a Selic irá cair para 10,25%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;