Nacional Titulo
Incêndio destrói 18 ha de reserva da na Tijuca
Do Diário do Grande ABC
30/03/1999 | 17:34
Compartilhar notícia


Um incêndio, que durou cerca de 15 horas e só foi controlado na madrugada desta terça, destruiu 18 hectares (equivalente a 50 campos de futebol) da Reserva Florestal do Grajaú, na Floresta da Tijuca, zona norte do Rio. O fogo chegou a ameaçar uma casa e a sede da administraçao da reserva. Os bombeiros do Grupamento Florestal do Alto da Boa Vista só conseguiram controlar o incêndio às 2 horas por causa das dificuldades de acesso ao local. Nao houve vítimas. Este é o segundo incêndio ocorrido este ano na Floresta da Tijuca, que em fevereiro teve 10 hectares queimados.

Segundo o comandante do grupamento, coronel Marcos Silva a causa do incêndio pode ter sido criminosa. "Incêndios nesta época nao costumam ser freqüentes, mas atualmente a mata está seca por causa da falta de chuva", disse. O coronel afirmou que a maioria dos incêndios registrados sao iniciados "por pessoas descuidadas ou criminosas".

O fogo, que começou por volta das 11 horas de segunda-feira, se alastrou pela floresta porque começou a ventar forte no fim da tarde, quando os bombeiros já tinham quase controlado o incêndio. O vento dificultou o trabalho porque impediu o uso de helicóptero. Os cerca de 60 bombeiros que participaram da operaçao tiveram que usar abafadores, instrumento de alumínio ou madeira com a ponta de borracha, para extinguir o fogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;