Esportes Titulo
Vôlei: peneira do Banespa/S.Bernardo chega na sua reta final
Das Agências
13/12/2005 | 19:08
Compartilhar notícia


Nesta terça-feira, os técnicos do Banespa/São Bernardo escolheram 24 garotos que passarão pela fase decisiva da tradicional peneira de voleibol do clube. Esses pré-selecionados se apresentarão às 7h desta quarta-feira, no Ginásio Cidade de São Bernardo. Eles brigarão pelas 14 vagas disponíveis para as equipes infanto-juvenil e juvenil na temporada 2006. O anúncio dos classificados será feito até às 11h.

Foram 533 jovens de 12 a 20 anos de idade, de 15 Estados, além do Distrito Federal, representando 89 cidades, nos dois dias de testes. A relação entre candidatos e vagas disponíveis (37,9) no 'vestibular' do vôlei foi equivalente à disputa de cursos como Fisioterapia (37), Educação Física (39,8), Turismo (34,4) ou Administração (34,2) na Fuvest deste ano.

Entre os pretendentes, Fábio Muniz Gomes, 16 anos, busca um lugar numa posição em que certo atleta fez história com a camisa do Banespa/São Bernardo até 2004. Foi como líbero do clube, desde 2000, que Sérgio Escadinha foi convocado para a seleção brasileira e se tornou, na opinião de muitos, o melhor do mundo na posição. Mais que um sonho, a caminhada de Fábio até a peneira do Banespa/São Bernardo foi feita a duras penas.

Ele chegou de Belo Horizonte no dia 3 e se hospedou na casa de um amigo, que também está participando da peneira para a posição de líbero e que também se chama Fábio. A passagem foi comprada com o dinheiro juntado ao longo do ano. "Só Deus sabe o que eu penei para guardar grana para chegar no fim do ano e poder vir para cá", conta Fábio. "É muito bom saber que eu estou pré-selecionado, mas só de estar aqui já estou muito feliz."

Fábio mostra o par de meias recebido do líbero do Banespa/São Bernardo, Polaco. "Ele me deu as meias no último jogo da Superliga, lá em Belo Horizonte (quando o clube se tornou campeão)". Além do presente, Fábio recebeu de Polaco conselhos que lhe serviram para encarar a disputa com os demais garotos em São Bernardo. "Faça o teste como se fosse a última coisa que você fosse fazer na vida. Se errar, parta para a outra, porque o erro vai acontecer mesmo, o importante é passar por cima dele", relata as dicas dadas pelo ídolo, confessando que quando entra em quadra não fica nervoso.

Nesta terça, participaram 40 garotos aprovados nas quatro pré-peneiras realizadas no interior de São Paulo. Sete deles foram para a fase final da peneira. O projeto das pré-peneiras visa a levar a oportunidade a um número maior de pessoas e foi instituído este ano, em parceria com o Programa Escola da Família, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Somados os participantes dessas localidades - Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e Santos - o número total de candidatos neste ano chega a cerca de 1,3 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;