Economia Titulo
Ministério proíbe importaçao de cavalo, avestruz e crustáceo
Do Diário do Grande ABC
05/11/1999 | 17:01
Compartilhar notícia


O Ministério da Agricultura proibiu a importaçao de cavalos e avestruzes dos Estados Unidos e de todas as espécies de crustáceos de qualquer procedência. A importaçao de eqüinos dos EUA foi proibida em virtude da constataçao da presença do vírus west nile em eqüinos no território americano. Também as autorizaçoes já concedidas estao canceladas, segundo o ministério.

Segundo afirmou o ministro Pratini de Moraes em informe distribuído pelo ministério, esse vírus nunca foi diagnosticado em território brasileiro. Trata-se, conforme Pratini, de uma doença perigosa, que pode ser transmitida ao homem, provocando até a morte. Ele esclareceu que os eqüinos infectados podem permanecer com o vírus por muito tempo, mas que sao as aves seus principais hospedeiros, e habitualmente elas nao mostram sinais clínicos da doença, mesmo quando infectadas. Entre elas, as aves silvestres e os avestruzes oferecem maior risco de infecçao.

A proibiçao da importaçao aos crustáceos atinge qualquer espécie, de qualquer procedência, sejam eles de água doce ou salgada, em qualquer etapa do seu ciclo biológico, inclusive seus produtos frescos e congelados, assim como os cozidos, quanto inteiros com suas carapaças ou parte delas. A partir de agora, segundo comunicou o Ministério da Agricultura, as autorizaçoes de importaçao ficam condicionadas a prévia análise de risco pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do ministério, que levará em consideraçao a situaçao zoossanitária dos países de origem e de suas zonas de produçao.

A proibiçao se deve ao fato de que doenças conhecidas como mancha branca e cabeça amarela têm sido detectadas em fazendas de cultivo de camaroes de diversos países. Segundo o do ministério, a mancha branca já foi detectada em fazendas de cultivo de camaroes dos Estados Unidos, Panamá, Honduras, Nicarágua e Guatemala. Já a cabeça branca tem afetado camaroes cultivados nos Estados Unidos e países da Asia. As duas doenças já foram constatadas, também, no México e Equador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;