Esportes Titulo
Brasil tem nova geraçao de pilotos de F1
Do Diário do Grande ABC
10/12/1999 | 19:37
Compartilhar notícia


Uma nova geraçao de pilotos brasileiros está chegando na Fórmula 1. Nos testes que começam segunda-feira em Jerez de la Frontera, na Espanha, além dos três pilotos que irao disputar o próximo Mundial, Rubens Barrichello pela Ferrari, Pedro Paulo Diniz, Sauber, e Ricardo Zonta, BAR, três outros representantes do país farao testes para as equipes de F-1: Bruno Junqueira, na Willims, Luciano Burti, Jaguar, e Max Wilson, Minardi. O português pode voltar a ser um idioma bastante usado nas provas do campeonato.

Dos três aspirantes, o que está mais próximo de competir na F-1 é Max Wilson, radicado em Sao Paulo, 27 anos. Ele concorre a uma vaga na Minardi junto com o argentino Norberto Fontana e suas chances sao muito boas. O teste de Jerez pode definir Wilson como o companheiro do espanhol Marc Gene no time italiano. Junqueira e Burti devem também desembarcar na F-1, mas em 2001, e com boa probabilidade em equipes bem estruturadas. O mineiro Bruno Junqueira, de 22 anos, é o piloto de testes da Williams, além de competir na Petrobras Junior na Fórmula 3000.

Já o paulista Luciano Burti, 24 anos, é o piloto de testes da Jaguar e este ano foi vice-campeao britânico de Fórmula 3, pela Paul Stewart, organizaçao dirigida também por Jackie Stewart. Entrar na F-1 por times capazes de disputar as primeiras colocaçoes pode vir a ser uma das características dessa nova geraçao de pilotos, prestes a entrar no Mundial. Além de Junqueira estar na Williams e Burti na Jaguar, Ricardo Zonta tem contrato com a McLaren, apesar de defender a BAR.

Se os três forem confirmados como titulares de suas escuderias, o Brasil poderá reviver, a curto prazo, alguns momentos da sua época de ouro na F-1, a exemplo de quando Nelson Piquet corria pela Williams e Ayrton Senna pela Lotus, em 1986 e 1987.

Barcelona - O escocês David Coulthard, da McLaren, foi nesta sexta-feira novamente o mais rápido no segundo dia de testes no Circuito da Catalunha, com 1min21s65. O piloto de testes da equipe, Olivier Panis, ficou com o segundo tempo, 1min21s99. Pedro Paulo Diniz deu seqüência ao programa de testes de componentes do carro do ano que vem da Sauber e fez 1min23s02, quinto tempo.

O italiano Jarno Trulli, da Jordan, foi o terceiro, 1min22s14. A surpresa do dia veio da Williams-BMW: Ralf Schumacher registrou 1min23s01, quarta melhor marca, resultado muito bom por tratar-se de um motor novo na F-1 e pelo fato de a Williams usar um chassi, modelo 1999, adaptado ao seu uso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;