Economia Titulo Reino Unido
Cameron promete esforço para recuperação econômica
02/01/2012 | 09:40
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou, em seu discurso de ano-novo, que o governo do Reino Unido está determinado a fazer mais para ajudar a economia a se recuperar. Segundo Cameron, o governo pretende usar a Olimpíada de Londres e as celebrações do 60º ano da Rainha Elizabeth II no trono para mostrar que o país pode ter sucesso em meio à crise.

 

"Existem receios sobre empregos e sobre o pagamento de contas. A busca por trabalho se tornou difícil, particularmente para os jovens. E o aumento dos preços tem prejudicado os orçamentos familiares. Eu sei disso. Nós estamos tomando atitudes nas duas frentes. Eu sei quão difícil será superar isso, mas também sei que vamos conseguir", afirmou Cameron.

 

No fim de novembro, o governo britânico admitiu que a economia se enfraqueceu mais do que o esperado inicialmente durante a crise de dívida da zona do euro, levantando dúvidas sobre o programa de austeridade de 111 bilhões de libras (US$ 172,2 bilhões) do país. O Escritório para Responsabilidade Orçamentária, que é o organismo que fornece análises econômicas para o governo, reduziu a previsão de crescimento da economia do Reino Unido para 0,9% em 2011 e 0,7% neste ano.

 

Cameron afirmou que os planos do governo para cortar o tamanho do déficit no orçamento do país deram à economia britânica alguma proteção contra a crise da zona do euro, mas reconheceu que mais mudanças são necessárias e que o país precisa buscar oportunidades em áreas de crescimento fora da Europa. "Nós precisamos fazer mais para levar nossa economia de volta à saúde. Portanto, delineamos grandes planos para a transformação da nossa infraestrutura, começando agora, com melhores estradas e ferrovias, banda larga super rápida e novas moradias", defendeu o premiê.

 

Segundo Cameron, haverá uma grande ação para melhorar os serviços públicos, reformar o sistema de bem estar social e lidar com os excessos no setor financeiro. Os Jogos Olímpicos e as celebrações do Jubileu de Diamante da rainha neste ano são um incentivo para o país se mostrar forte, disse. "Esse será o ano em que o Reino Unido verá o mundo, e o mundo verá o Reino Unido. Este deve ser o ano em que iremos longe, o ano em que o governo de coalizão que eu lidero fará tudo que for preciso para dar força ao nosso país", acrescentou. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;