Economia Titulo Promoção
Compras em liquidação exigem cautela
Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
02/01/2012 | 09:22
Compartilhar notícia


Nesta semana se intensificam as liquidações em lojas da região, que começaram na semana passada. Quem esperou para adquirir produtos agora pode encontrar itens com até 70% de desconto.

 

Mas o consumidor deve ter alguns cuidados antes de fazer as compras. O primeiro passo é evitar o consumo por impulso para não comprometer o orçamento com despesas desnecessárias. Portanto, antes de pagar, reflita se a aquisição é realmente necessária. Além disso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor alerta sobre as falsas liquidações, já que algumas lojas aumentam os preços antes de aplicar o desconto.

 

Se o comércio reduzir os valores por conta de defeitos, o cliente deve ser informado de forma clara sobre o problema e a falha não pode comprometer o funcionamento da mercadoria. A entidade orienta testar o item antes de levar para casa.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, caso o produto tenha qualquer defeito que o consumidor possa detectar facilmente, se tiver quebrado ou faltando peças, por exemplo, o prazo para reclamar é de 30 dias para bens não duráveis, como roupas, e 90 dias para bens duráveis, como geladeira e fogão.

 

Já para os chamados vícios ocultos, que são aqueles que o cliente não percebe facilmente, como falhas no motor ou na parte interna da mercadoria, o prazo para troca começa quando o comprador percebe o problema. O fabricante deve reparar o produto em até 30 dias. Se o limite for ultrapassado, o estabelecimento é obrigado a trocar o item ou devolver o dinheiro. O cliente ainda pode pleitear reparação de danos. Caso a troca ou devolução do dinheiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;