Economia Titulo Responsabilidades
Pagamento de contas
marca início do ano

Boa notícia é que se pagas em parcelas únicas, essas
faturas ficam menos pesadas no bolso do contribuinte

Tauana Martin
Do Diário do Grande ABC
02/01/2012 | 09:19
Compartilhar notícia


Mal começou o ano e o brasileiro já tem que arcar com pagamento de inúmeras contas. O Imposto Predial e Territorial Urbano, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, matrícula e materiais escolares são as principais despesas deste período - razão pela qual muitas pessoas ficam com as contas bancárias no vermelho.

A boa notícia é que se pagas em parcelas únicas, essas faturas ficam menos pesadas no bolso do contribuinte. É o caso do IPTU. Aqueles que residem em Santo André, por exemplo, têm desconto de 15% ao quitar o carnê de uma vez - maior abatimento entre as sete cidades. Aqueles que pagarem o tributo em duas vezes também terão desconto: de 10% em relação ao valor para pagamento mensal ao longo do ano.

Os contribuintes de São Caetano, Mauá e Diadema que realizarem a quitação em cota única terão dedução de 10%.

Em São Bernardo, os moradores ganharão desconto de 5% para o pagamento à vista, assim como os moradores de Ribeirão Pires.

Procurada, a Prefeitura de Rio Grande da Serra não respondeu sobre o desconto para o imposto que for pago em parcela única.

Vale lembrar que existe a possibilidade de liquidar o IPTU em até 12 vezes e com o pagamento em boleto. Quanto aos prazos, os carnês relativos a terrenos e indústrias têm vencimentos diferentes dos imóveis residenciais e comerciais. Cada município estabelece datas de pagamentos para essas categorias e zonas urbanas. Geralmente, os primeiros vencimentos iniciam em janeiro.

 

DESCONTOS

Aposentados e pensionistas proprietários de imóveis podem ser beneficiados com a redução de até 100% no valor do IPTU, como ocorre em São Bernardo, Diadema e Mauá.

 

ORIENTAÇÃO

A Federação Brasileira de Bancos orienta a população a deixar as contas pagas e em dia, principalmente neste início de ano. Dessa forma, o consumidor continua a ter acesso ao crédito e aproveita melhor as oportunidades oferecidas pelo comércio e pelas instituições financeiras




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;