Nacional Titulo
Justiça condena hospital de Santa Catarina por troca de bebês
Do Diário OnLine
Com Agências
05/07/2005 | 10:36
Compartilhar notícia


O juiz Cláudio Valdyr Helfenstein, da comarca de Brusque, Santa Catarina, condenou o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux a pagar uma indenização de R$60 mil a um casal que teve o filho trocado na maternidade.

A troca só foi confirmada quase 20 anos após o nascimento dos bebês, por meio de um exame de DNA. Os distintos traços físicos da criança já haviam sido notados pelos familiares, já que  a criança era morena, de olhos e cabelos castanhos, enquanto os pais eram brancos, de olhos e cabelos claros.

Após a confirmação de que o bebê não era seu filho, o casal descobriu que uma outra criança havia nascido no mesmo dia, 9 de fevereiro de 1984, e entrou em contato com a outra família, que realizou o exame de DNA e constatou que os bebês haviam sido trocados.

A decisão da Justiça se baseou no fato de que a troca ocorreu logo após o nascimento, quando o nome das mães inscritos nas pulseiras de identificação foram substituídos. O juiz também citou o constrangimento passado pela família e pela criança, que pensou ter sido adotada ao aprender na escola que biologicamente sua situação era impossível.

O hospital ainda pode recorrer da decisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;