Setecidades Titulo
Ramalhão vai homenagear vencedor do Soletrando
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
13/04/2010 | 07:40
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O time do Santo André planeja homenagem para Dener Luiz Silva, 12 anos, vencedor do concurso Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. Ele deverá entrar em campo antes da partida contra o Grêmio Prudente no domingo, no Estádio Bruno Daniel, pela fase semifinal do Campeonato Paulista. Na tarde de ontem, ele foi homenageado no seu retorno às aulas na EE Doutor Américo Brasiliense.

"Além de entrar em campo, vamos confeccionar uma faixa, e ele irá conhecer o elenco. A intenção é que ele se sinta prestigiado pela nossa homenagem e leve seu exemplo de superação à nossa equipe. A trajetória do Dener é muito parecida com a do Santo André neste Campeonato Paulista e nos servirá de estímulo", afirmou o vice-presidente da Gestão Empresarial do Esporte Clube Santo André, Romualdo Magro Júnior.

SOLENIDADE - Dener chegou à escola com mais de uma hora de atraso ontem. Estava gravando imagens para a TV Globo em sua casa. E nem chegou a entrar na sala de aula. Foi recebido na porta da escola pela secretária de Educação de Santo André, Cleide Bauab Bochixio e pela diretora do colégio, Alice Gaiarsa. Colocou o fardão que recebeu como vencedor do concurso e seguiu para o pátio da unidade, onde mais de 600 estudantes o aguardavam.

"Para mim, é uma grande satisfação recebê-lo (Dener). Ele é o reflexo de um corpo docente competente, tanto que somos procurados até por pessoas da Zona Leste da Capital. Somos uma instituição de ensino muito elogiada", comentou Alice.

Os colegas de Dener formaram um corredor que se estendia da porta do pátio para um palco improvisado. Com dois crucifixos no peito, Dener percorreu os poucos metros sob chuva de papel picado, enquanto era ovacionado pelos colegas. Garotas pediam beijos ao jovem, que respondia com sorrisos e acenos de mão.

Já no palco, mais homenagens de dirigentes de ensino. E amigos sacavam câmeras fotográficas e celulares, prontos para a sessão de fotos com Dener.

Os funcionários do Américo Brasiliense também não perderam a oportunidade. Pegaram seus celulares e não hesitaram em pedir recordação para o novo ídolo da escola.

Ao fim da cerimônia, veio a hora de encarar a realidade. "Ainda não posso ir embora, porque tenho duas aulas para assistir", comentou Dener, que depois da maratona de duas horas de homenagens, ainda encarou mais uma hora e meia de estudos.

Colégio realiza concurso de soletração desde o ano passado

 A vitória em um concurso de soletração da EE Doutor Américo Brasiliense foi o primeiro estágio da trajetória que levou Dener à conquista do concurso Soletrando na TV Globo.

Um dos criadores da iniciativa foi o professor de Língua Portuguesa da unidade, Edmilton Gonçalves, 29 anos. "Foi em setembro. Eu e outra professora tivemos a ideia de criar um projeto que englobasse estudantes que não tinham muito interesse pelas atividades físicas. Fizemos seleção, e surgiram 20 interessados", afirmou.

Segundo o professor, a intenção foi seguir ao máximo o modelo utilizado no programa de televisão. "E foi depois de vencer esse desafio (no colégio) que o Dener manifestou a sua intenção de ser inscrito no Soletrando", disse Gonçalves.

Com a vitória do garoto de 12 anos, a expectativa para este ano é de que o concurso da escola receba mais inscrições. "Somente hoje (ontem), vários estudantes já me perguntaram sobre quando irá acontecer o nosso concurso de soletração", completou Gonçalves, que leciona na instituição há quatro anos.

Garoto terá encontro hoje com governador Alberto Goldman

Depois de ser homenageado pela escola onde estuda, Dener será recebido hoje pelo governador Alberto Goldman (PSDB). Segundo informou a assessoria do Palácio dos Bandeirantes, o encontro acontece às 13h30. Também estão sendo preparados encontros com autoridades municipais e entidades da sociedade civil.

A secretária de Educação de Santo André, Cleide Bauab Bochixio, contou que está em contato com o prefeito Aidan Ravin (PTB) para que uma reunião entre o chefe do Executivo e o estudante ocorra. "O fato de uma criança de escola pública se sobressair é muito importante para o sistema de educação", declarou a secretária.

ROTARY CLUB - Alice Gaiarsa, diretora da EE Doutor Américo Brasiliense, destacou que a unidade de ensino foi procurada por dirigentes do Rotary Club Santo André - Alvorada. A intenção é de que Dener passe a colaborar com projetos da organização filantrópica.

Menino desperta a admiração de amigos e colegas de sala

Dener foi recebido com euforia pelos seus amigos da escola. Eles não se cansaram de demonstrar a sua admiração pelo estudante.

"Somos muito amigos. Ele é quase um irmão para mim. Fui para o Rio de Janeiro torcer por ele, e fiquei muito feliz com a vitória", disse o estudante da 8ª série William Yoshiaki Ezoi, 14 anos, enquanto acompanhava Dener nas sessões de foto.

Outro que não perdeu a oportunidade de ser visto ao lado do garoto foi o também aluno da 8ª série Otávio Rocha Pirola, 13. "Somos amigos desde que ele entrou no Américo Brasiliense. Torci muito por ele. É muito legal ele ter vencido a competição", comentou.

Para outros estudantes, como Alana Helena Nekrasius, 14, o título do garoto possibilitou sonhar com outra vitória de alguém do colégio no Soletrando. "Agora fiquei com muita vontade de participar do concurso, porque Língua Portuguesa é a minha matéria preferida", garantiu.

Opinião semelhante tem a sua colega Flávia Belucci, da mesma idade. "Fiquei bastante animada, só não sei se passo da primeira fase", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;