Economia Titulo Financiamento
Vendas a prazo de veículos zero caem 50% na região

Queda ocorreu em janeiro na comparação com dezembro de 2014, aponta levantamento

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
14/03/2015 | 07:05
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


As vendas financiadas de veículos novos no Grande ABC tiveram retração de 50% em janeiro na comparação com as realizadas em dezembro, de acordo com dados da Cetip, empresa que opera o SNG (Sistema Nacional de Gravames), base integrada de informações que reúne o cadastro dos carros financiados em operações de crédito em todo o Brasil. Foram 4.865 carros comprados a prazo no primeiro mês do ano nos sete municípios, ante os 9.770 em dezembro.

O ritmo de queda do volume comercializado via financiamento na região é semelhante à evolução de todo o mercado automotivo nacional. De acordo com números da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), houve retração de 31,4% nos licenciamentos de zero-quilômetro na comparação com os números do último mês de 2014.

A explicação para a retração dos financiamentos no Grande ABC, segundo especialistas, se explica, em boa parte, pelos motivos que afetaram a comercialização em âmbito nacional: cautela nas compras, por parte do consumidor, receoso da perda do emprego, em meio ao cenário de economia retraída, inflação alta e, no caso do setor metalúrgico – que é uma das principais atividades econômicas da região –, anúncios de layoff (suspensão de contratos de trabalho), licenças remuneradas e férias coletivas nas montadoras.

“É reflexo da economia, índice de confiança está bem baixo e o crédito ficou mais caro, é um conjunto de fatores”, afirma Julian Semple, diretor da consultoria Carcon Automotive.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;