D+ Titulo
Hora de clarear manchas de pele
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
12/04/2009 | 07:39
Compartilhar notícia
Divulgação


Depois de aproveitar o sol do verão, é hora de clarear as manchas causadas pelo excesso de exposição. Em geral, as áreas mais afetadas são rosto, braços, colo e mãos. As mais comuns são marrons, que podem estar relacionadas ao processo de envelhecimento da pele (senis) ou relacionadas ao hormônio feminino (melasma ou cloasma) comum em quem usa pílula anticoncepcional ou em gestações.

A melhor forma de combater o escurecimento é se prevenir com o protetor solar. "É importante atentar para protetor que tenha proteção UVB e UVA. O UVA traz manchas e envelhecimento cutâneo e o UVB causa mais queimadura e câncer de pele", explica o dermatologista e médico cosmiatra Jardis Volpe, da Clínica Volpe, de São Paulo.

Se não tratadas corretamente, as manchas podem ficar cada vez mais profundas e difíceis de remover. "As conhecidas como melasma em geral são crônicas e não saem por completo, conseguimos apenas um clareamento parcial e um controle para não haver piora", completa.

Tratamento - Os procedimentos vão desde os mais simples como peelings químicos a tratamentos sofisticados com laser, não recomendado para peles negras. "Equipamentos como o Limelight atinge a pele tendo como alvo o pigmento marrom. Já o Lux, laser fracionado, trata sem promover descamação na pele fazendo micropontos de aquecimento que causam a dispersão do pigmento", explica Jardis Volpe.

"Limpezas de pele e massagens faciais acalmam áreas inflamadas, reduzem cravinhos e deixam a pele firme e hidratada", acrescenta Ademir Jr., professor de anatomia e fisiologia da pele das Faculdades Oswaldo Cruz.

"Produtos com princípios ativos como a ureia, o lactato de amônia e o ácido lático acabam tendo papel muito importante na manutenção de um bom teor de água na pele", completa Ademir Jr.

Suplementos vitamínicos prescritos por médicos são aliados da pele. Antioxidantes via oral, com vitaminas C e A ,combatem as manchas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;