Economia Titulo Mercado imobiliário
Aluguel em São Bernardo sobe 0,98%
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O preço médio dos novos contratos de aluguel em São Bernardo teve alta de 0,98% em fevereiro, segundo o Índice FipeZap, desenvolvido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e pelo portal ZAP Imóveis. O aumento é inferior à inflação do mês medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ficou em 1,22%.

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), da FGV (Fundação Getulio Vargas) ficou abaixo da variação do aluguel, a 0,27%. O indicador geralmente é utilizado como base para reajuste de contratos vigentes, mas não influencia diretamente nos valores das novas locações. No acumulado de 12 meses, o preço do aluguel em São Bernardo teve queda nominal, de 1,9%. Nesse período, o IPCA chegou a 7,7% e o IGP-M somou 3,86%.

O economista Eduardo Zylberstajn, coordenador do Índice FipeZap, afirma que o resultado de fevereiro pode refletir situação sazonal, mas enxerga possibilidade de aumentos para os próximos meses. “Podemos observar o início de movimento de atratividade maior para a locação.” Um dos motivos é o aumento da procura, motivada pela queda do preço meses atrás. “O retorno real com a locação é de 4,9%, enquanto as aplicações financeiras rendem cerca de 6%.” Quando os preços caem, mais pessoas se interessam pelo aluguel, o que leva a nova alta.

Em fevereiro, entre as nove cidades pesquisadas, São Bernardo foi a que apresentou a maior alta. A média dessas nove foi de 0,38%. Já no acumulado de 12 meses, o município está entre os três que tiveram queda nominal. Os outros registraram aumento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;