D+ Titulo
Alimentação saudável evita a TPM
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
20/07/2008 | 07:20
Compartilhar notícia


Se em um mesmo dia você acorda com dor de cabeça, quase perde o emprego por discutir com o chefe, chora com o capítulo da novela e no fim acha que tudo pode ser perfeito se ingerir uma caixa de bombons, não se preocupe. Muito provavelmente você faz parte do grupo feminino que sofre com crises de humor causadas pela TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Embora atinja 35% das mulheres, ninguém - nem você e ou quem estiver por perto - é obrigado a conviver com as crises.

A TPM é causada pelo desequilíbrio entre os hormônios estrógeno e progesterona cerca de 15 a cinco dias antes da menstruação, provocando enxaqueca, ansiedade, apetite excessivo, nervosismo e cólicas. Difícil de conviver, mas possível de minimizar. Cuidados simples, como alimentação e exercícios físicos, são capazes de diminuir o desconforto.

A nutricionista Vanessa Pimentel, de São Caetano, explica que dietas ricas em nutrientes como cálcio, magnésio, vitaminas B6 e E e carboidratos podem compensar a queda de produção do hormônio feminino (estrógeno) e amenizar a tensão pré-menstrual.

Mulheres descobriram os benefícios da alimentação enquanto faziam regimes para perda de peso ou constipação. "Durante a TPM, elas se queixavam de prisão de ventre, cólicas, gases e inchaço, além de saírem da dieta por conta da vontade excessiva de comer doces, descontando a carência na comida", relata a nutricionista.

Caso da representante de vendas Amélia do Vale, 36 anos, de São Paulo, que pulava refeições e ficava irritada e com vontade de chorar por qualquer motivo. "Em meses que me policiava para almoçar todos os dias, percebi significativa melhora", conta Amélia.

A professora Flávia Arturi Guercov, 31, de São Bernardo, também melhorou o quadro da TPM abolindo da dieta salgadinhos, café e chocolate em dias de crise. A nutricionista Vanessa Pimentel recomenda a introdução de nutrientes com alto grau diurético, como melancia, morango e melão. Alimentos ricos em cálcio, como leite e iogurte, também são recomendados.

O indicado é evitar gorduras por conta da cólica abdominal e, acredite, consumir pelo menos uma porção de doce para reduzir a ansiedade. "Vale mais comer um bombom por dia do que uma caixa inteira de chocolates em um momento de crise", explica.

O chocolate é ansiolítico: diminui a ansiedade e as alterações de humor. Alimentos com essas características estimulam a produção de serotonina, que traz prazer e regula ações vitais, como o sono e o apetite.

ATIVIDADES - É possível garantir serotonina de maneira muito mais saudável com a prática de atividades físicas. "Exercícios aeróbicos diminuem a retenção hídrica, que causa distensão abdominal, constipação e dor nos seios", ensina a nutricionista. Na lista do que se deve evitar estão alimentos estimulantes e energéticos (como café e refrigerantes à base de cola), gordurosos, embutidos e defumados, além dos ricos em sódio, como as conservas e os produtos industrializados.

A nutricionista preparou três receitas para uma refeição aliada contra a TPM. O prato principal é rico em w-3, betacaroteno, magnésio e cálcio, além de pouca gordura.

O suco ajuda a manter a hidratação e combate a retenção por ser composto de diuréticos, além de calmante e a sobremesa é rica em fibras, magnésio, antioxidantes e carboidratos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;