Política Titulo
Evandro defende Pasta exclusiva para Cultura
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
12/07/2008 | 09:27
Compartilhar notícia


Mais do que recrutar verbas dos governos federal e estadual e apostar em parcerias com a iniciativa privada para desenvolver programas culturais em São Bernardo, o candidato a prefeito Evandro de Lima (PTdoB) tem proposta completamente distinta a dos demais prefeituráveis para solucionar o problema na área. Novato em disputa majoritária, o publicitário defende a criação de Secretaria exclusiva para Cultura, que hoje integra a Pasta da Educação.

O pleiteante ao Paço critica a "falta de política específica no setor" e ressalta que a área deve ser pensada "com mais atenção". "A Cultura fica de lado ao ser comparada com a Educação", destaca, enfatizando que 25% do orçamento - de R$ 2,2 bilhões - reservado à Pasta é destinado à melhoria da rede pública de ensino.

Na avaliação de Evandro, a Cultura não é pensada a partir do ponto principal, ficando em segundo plano em detrimento da necessidade "gritante" em resolver os problemas educacionais. "Uma série de programas poderia ser realizada se houvesse a separação, cada secretaria cuidaria do segmento com muito mais eficiência."

Entre as medidas que o candidato pressupõe com a divisão está a proposta de levar cultura à praça com a realização de shows e exposições. Com recursos enxutos, ele aponta a realização de festivais para a juventude. "Levar arte à população através de uma concha acústica é um ponto interessante que não exige investimento absurdo", afirma o publicitário sem detalhar, porém, como organizaria a programação e divulgaria a grade de espetáculos para atingir a população carente.

Sugerindo o desenvolvimento de uma macro estrutura, Evandro propõe a criação da Semana Anual de Arte para prestigiar artistas regionais e nacionais, mas não discorre com profundidade como implementaria a atividade no calendário, já que reclama da falta de espaços reservados ao setor.

"É uma vergonha São Bernardo não ter estrutura para comportar grandes peças", aponta, ligando o problema à necessidade de criar uma rede hoteleira antes de se aventurar em alavancar a área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;