Cultura & Lazer Titulo
Eça musicado
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
14/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Clássicos são clássicos porque desvinculam-se do seu tempo e carregam durante anos o frescor da novidade e o retrato de sentimentos e de sociedades que não mudam. Uma das missões artísticas mais importantes do autor está neste ponto: enfeitar o lugar-comum das relações humanas e transportá-lo no tempo e espaço.

Foi o que fez o escritor português Eça de Queirós (1845-1900) em "O Primo Basílio", recriado agora em musical com adaptação de Francisca Braga e direção de Dan Rosseto. Será apresentado no Teatro Municipal de Santo André na sexta, sábado e domingo.

Para transformar em musical o famoso triângulo amoroso vivido por Luísa, Jorge e Basílio - ameaçado pela tirana governanta Juliana, que chantageia a mocinha adúltera em troca de mordomia -, o clássico incorpora os maneirismos de um estilo da música brasileira.

"As canções de bossa nova exigem muita interpretação. Uma das opções pela escolha da trilha foi a atualidade que tanto o texto quanto o tipo musical têm até hoje", diz a protagonista Lígia Paula Machado, que também produz a peça.

Mas não pense que a aura da peça é o banquinho e o violão. Na boca dos personagens, o amor, o sorriso e a flor se esfacelam e originam atípicas releituras. Insensatez, por exemplo, vira tango. Outros clássicos da bossa nova viram samba de gafieira, valsa etc.

Todos ganham o palco, inclusive os músicos. Curioso é que a antagonista Juliana, uma das personagens literárias com mais força no mundo dos livros, não canta. "O personagem é tão forte e escuro, que se cantasse se enfraqueceria. Não há melodia na vida de Juliana", explica.

A montagem tem pouco menos de duas horas de duração, tempo relativamente curto para a média dos espetáculos musicais. Ligia acrescenta que o mérito dos cinco meses em que O Primo Basílio ficou em cartaz em São Paulo não é apenas a música, mas o denso universo de Queirós: "Na peça temos texto de teatro, muito drama, interpretação e comédia, só que mesclados com a trilha executada pelos atores. Não é a música que faz os personagens e reconstrói os seus ambientes, ela só incrementa e presentifica a força dos seus sentimentos."

O Primo Basílio - Musical. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário, Santo André. Tel.: 4433-0789. 6ª e sáb., às 20h30, e dom., às 19h. Ingr.: R$ 35 (antecipado) e R$ 60.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;