Economia Titulo
Operações de crédito devem avançar 20,9%
01/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os economistas dos 31 bancos ouvidos pela Pesquisa Febraban (Federação Brasileira de Bancos) de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado, realizada em março, continuam prevendo cenário favorável para a expansão do crédito no Brasil neste ano. As operações de crédito da carteira total das instituições financeiras devem avançar 20,9%, patamar acima dos 20,6% previstos em fevereiro.

Os financiamentos da categoria e os recursos livres devem registrar aumento de 21,2% neste ano, resultado inferior aos 21,3% apurados em fevereiro.

O economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg, destacou que as operações de crédito para pessoa física podem avançar até 20,4% durante este ano, nível superior aos 19,9% observados em fevereiro, enquanto os financiamentos para pessoas jurídicas devem subir 21,8%, abaixo da expansão de 22,7% prevista no mês passado.

"As boas perspectivas para o crescimento da economia neste ano, ao redor de 5,5%, estimulam as projeções de expansão do crédito em patamar superior a 20%", comentou o economista-chefe da entidade.

TENDÊNCIA POSITIVA - De acordo com a pesquisa, há cenário favorável para a continuidade da queda de inadimplência para o período acima de 90 dias, pois a projeção é de que atinja 4,6% em dezembro. Segundo o Banco Central, esse indicador atingiu 5,3% em fevereiro, marca inferior aos 5,5% apurados em janeiro. "A tendência é de continuidade gradual da queda da inadimplência nos próximos meses", ressaltou Sardenberg.

Entre os fatores que devem colaborar para a melhora desse indicador, estão o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), as perspectivas positivas para o nível de emprego e o avanço da massa salarial dos trabalhadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;