Cultura & Lazer Titulo
Marco Nanini estréia 'A Morte de Um Caxeiro Viajante' em SP
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
03/09/2003 | 18:59
Compartilhar notícia


Esta quinta-feira para convidados, sexta para o público. Estrelada por Marco Nanini, A Morte de um Caixeiro Viajante entra em cartaz no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. A tragédia do norte-americano Arthur Miller tem direção de Felipe Hirsch. Juliana Carneiro da Cunha veio da França, onde atua pelo Théâtre du Soleil, companhia dirigida por Ariane Mnouchkine, a fim de se incorporar à montagem. Ana Kutner, Francisco Milani, Gabriel Braga Nunes, Guilherme Weber, Pedro Bricio e Rubens Caribé também estão no elenco, composto por 13 atores.

Clássico da dramaturgia do século XX, o texto fundamenta-se na memória – e no delírio, também – de Willy Loman (Nanini), o caixeiro-viajante do título. A Morte de um Caixeiro Viajante se edifica sobre as últimas 24 horas de um norte-americano médio. Prestes a tomar uma atitude extrema – o suicídio –, Loman se encontra no início da peça em processo de desintegração pessoal, causado pela inadequação a uma sociedade que o trata como descartável apesar da importância que teve para ela.

De acordo com Nanini, é possível deslocar a peça escrita em 1949 – o tempo presente está localizado no pós-guerra – para a atual realidade social. “O texto fala sobre a impossibilidade de um homem vencer a sociedade de consumo avassaladora. Hoje se vê isso mais claramente. Não há uma crítica a um governo, mas a uma situação em que o ser humano se vê dentro de um sistema em que é obrigado a ser um vencedor, um campeão. Assim, a peça nunca perde esse espírito crítico, que independe de determinados governos”, afirma.

O texto lida com o chamado sonho norte-americano – o sucesso a qualquer preço. Protagonista de uma tragédia urbana, Loman é um homem comum, ansioso por realizar um sonho, mas impossibilitado disso por conta dos obstáculos colocados pelo sistema no meio do caminho. Instalado no olho desse furacão, o aturdido caixeiro-viajante mergulha em uma confusão mental caracterizada por contradições. “É um retrato dos conflitos do ser humano”, diz Nanini.

Mulher de Loman, Linda (Juliana) procura devolvê-lo à realidade. “Ela é uma mulher comum, de classe média, que faz uma ode ao homem comum, aquele que nunca ganhou dinheiro demais nem teve seu nome publicado nos jornais. A rubrica (indicação do autor) informa que ela é naturalmente alegre. Linda tem uma simplicidade e uma devoção e não se dá conta da própria grandeza”, afirma Juliana.

A Morte de um Caixeiro Viajante rompe com a linearidade narrativa e insere a fragmentação da memória como elemento de amplificação da ação dramática por permitir seu livre transporte no espaço e no tempo. A tradução é a de Flávio Rangel (1934-1988), que dirigiu montagens em 1962 (com Stênio Garcia) e em 1977 (com Paulo Autran). Para a atual, o texto foi mantido na íntegra. “Não cortamos porque se trata de um texto extraordinário. Há cenas antológicas, como aquela em que Loman pede aumento ao patrão”, diz Nanini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;