Diarinho Titulo
Mico-leão tem juba
Do Diário do Grande ABC
04/10/2009 | 07:24
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Ele não é o rei da selva, mas tem juba e nome bem parecidos com os de um leão de verdade. Quem é ele? O mico-leão, um dos menores macacos do mundo. A principal diferença entre esse animal e os outros macacos é justamente a presença de enfeites na cabeça, como tufos, cristas e bigodes.

Pertence à família Callitrichidae, compondo o grupo dos primatas do Novo Mundo, formado por macacos que têm focinho mais curto e narinas voltadas para os lados. Possui cauda longa, importante para manter o equilíbrio quando se movimenta pelas árvores.

Há quatro espécies: mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), mico-leão-de-cara-dourada (Leonttopithecus chrysomelas) e mico-leão-de-cara-preta (Leontopithecus caissara). Todas estão ameaçadas de extinção.

O peso varia de 500 gramas a 600 gramas, podendo medir até 60 centímetros (da ponta da cabeça ao fim da cauda). Tem hábitos diurnos e vive em grupos de dois a 11 animais. Durante a noite, dormem juntinhos nos ocos das árvores.

Alimenta-se de frutos, insetos, pequenos vertebrados (como filhotes e ovos de aves, sapos e lagartixas), néctar (líquido expelido pelas flores) e goma (substância produzida por algumas árvores). Utiliza seus longos dedos para alcançar os insetos que ficam dentro das plantas.

Os micos-leões-dourados podem formar casais que se matêm fiéis pelo resto da vida. Mas, em geral, em todas as espécies de mico-leão uma única fêmea fica responsável por ter filhotes; as outras ajudam a cuidar dos bebês.

Micos-leões vivem apenas no Brasil
Os micos-leões são encontrados apenas em áreas de Mata Atlântica brasileira. O mico-leão-de-cara-dourada vive somente no Sul da Bahia; o mico-leão-dourado, no Rio de Janeiro; o mico-leão-preto, no Estado de São Paulo, e o mico-leão-de-cara-preta - o mais ameaçado entre as espécies -, no litoral Norte do Paraná. Esses bichos precisam de grande área para viver, mas, devido ao desmatamento, estão perdendo o habitat natural. Outras ameaças são o comércio ilegal de animais e a caça.

FICHA DO BICHO:
Nome: mico-leão
Tamanho: cerca de 60 cm, peso entre 500 g e 600 g
Expectativa de vida: até 20 anos em cativeiro
Distribuição geográfica: Mata Atlântica brasileira
Reprodução: até duas gestações por ano. Cada uma demora cerca de 120 dias; em geral, nascem dois filhotes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;