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Coop reforça verba, mas revê estratégia
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
11/01/2011 | 07:20
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Claudinei Plaza/DGABC


Na contramão das concorrentes do setor que investem em pequenas lojas de vizinhança, a Coop (Cooperativa de Consumo) decidiu encerrar as atividades de uma das quatro Zapt instalada na Martim Francisco, em Santo André, e aumentar a área de vendas de outra no bairro Palmares. Entre outras decisões, a rede também elevou em 20% seu orçamento para 2011.

A explicação é que a performance da unidade ficou aquém das demais, causando desequilíbrio nos custos operacionais. "O formato atual da Zapt não é capaz de satisfazer as necessidades dos cooperados, que sentiram falta de mix de produtos maior", diz o vice-presidente da rede, Márcio Francisco Blanco do Valle.

Ao redesenhar a estratégia, as futuras lojas terão área de vendas maior. É o que está acontecendo com a filial no bairro Palmares, que será ampliada de 750 metros quadrados para 1.350 m². Depois disso ela vai funcionar com a bandeira Coop.

Valle afirma que os novos pontos da Zapt não terão menos do que 1.000 m² de área de vendas. Já as lojas de vizinhança de Utinga e Jardim Milena, instaladas em território andreense, não sofrerão modificações. Todos os funcionários da Martim Francisco foram transferidos.

O formato Zapt nasceu em 2007 com a intenção de fornecer os itens mais vendidos em lojas menores, facilitando o deslocamento dos consumidores. A estratégia é parecida com a usada por redes como Extra Fácil (Grupo Pão de Açúcar), Dia% (Grupo Carrefour) e TodoDia (Walmart).

PLANOS - No orçamento elaborado para 2011, a Coop não considera a abertura de unidades, pois as negociações de duas áreas ainda não foram concretizadas. Mesmo assim, a verba aumentou 20%, totalizando R$ 30 milhões, que serão destinados a reformas e substituição de equipamentos.

Fora as duas lojas ainda não confirmadas, que poderão consumir R$ 4 milhões cada, o vice-presidente dá como certa a inauguração dos primeiros postos de combustível em Santo André, Sorocaba e Tatuí, a serem instalados na mesma área da loja.

Após encerrar 2010 com faturamento de R$ 1,522 bilhão, crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior, a meta da rede com 30 unidades é atingir marca de R$ 1,673 bilhão, que deverá ser alcançado devido ao bom momento econômico do País.

Na tendência de incrementar a oferta de produtos e serviços, a cooperativa também vai inaugurar a central de panificação e focar em seções como a rotisseria.

"A venda de itens básicos como arroz, feijão, farinha de trigo estão diminuindo, dando espaço para os alimentos pré-preparados e para consumo imediato", observa o executivo. Lojas em São Caetano e São Bernardo serão remodeladas como a de São Vicente, no Litoral, que tem restaurante.

Ponto Frio Digital fecha as portas de 53 lojas na Bahia

Três anos após iniciar a exploração do mercado baiano com a marca Ponto Frio Digital, a Nova Casas Bahia, resultado da fusão entre a Ponto Frio e Casas Bahia, negocia com a operadora de telefonia móvel Claro a venda de 53 pontos de venda.

As unidades comercializavam produtos com tecnologia digital em áudio, vídeo, cine foto, informática e telefonia celular. Em comunicado, a Nova Casas Bahia informou que "a decisão foi tomada considerando-se que este formato de loja, implementado somente no Estado da Bahia, não se enquadra ao modelo de negócio definido hoje pelo Ponto Frio".

O acordo inclui a preservação dos 53 pontos comerciais e a possibilidade de os colaboradores do Ponto Frio Digital integrarem o quadro funcional da Claro. As lojas fecharam as portas no dia 9. Não foi informado quando a operadora reabrirá as unidades.

A Casas Bahia chegou à Bahia em 2009 com a abertura de quatro pontos. Atualmente, estão em funcionamento no Estado 27 filiais e um centro de distribuição. AM




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