Internacional Titulo
Gêmeas siamesas operadas em Cingapura morrem
Do Diário OnLine
Com Agência
08/07/2003 | 14:25
Compartilhar notícia


As duas gêmeas siamesas iranianas Ladan e Laleh Bijani, 29 anos, que nasceram unidas pela cabeça, morreram nesta terça-feira pouco após o final de uma arriscada cirurgia de separação, sem precedentes, ocorrida em Cingapura.

A cirurgia, que durou mais de dois dias, mobilizou uma equipe de 24 médicos, acompanhados de 100 auxiliares. Porém, durante os 29 anos que as irmãs dividiam o cérebro, a cavidade craniana se fundiu ainda mais. A intervenção provocou uma grave hemorragia e a situação das gêmeas se complicava à medida que a operação chegava ao fim, segundo nota divulgada pelo hospital.

O neurocirurgião Keith Goh, que comandou a cirurgia, disse que os riscos da intervenção eram grandes e que uma ou até as duas siamesas poderiam morrer durante a operação ou ficar para sempre em estado vegetativo.

Porém, as duas irmãs se comprometeram a assumir o risco, afirmando que valia a pena a tentativa para que uma delas vivesse de forma independente. Médicos alemães se recusaram a operar as Bijani em 1996, considerando a operação muito arriscada.

Várias crianças siamesas unidas pela cabeça já foram separadas com sucesso nos últimos 50 anos, mas a operação nunca tinha sido tentada em adultos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;