Nacional Titulo
Documento sobre tráfico em Sorocaba será entregue à CPI
Do Diário do Grande ABC
11/04/2000 | 15:37
Compartilhar notícia


Um documento de 28 páginas contendo informaçoes sobre o tráfico de drogas em Sorocaba (SP), elaborado por 11 promotores criminais, será entregue esta quarta-feira à CPI do Narcotráfico da Câmara. O dossiê analisa mais de 100 processos envolvendo o tráfico nos últimos dois anos e conclui que apenas os pequenos traficantes sao presos pela polícia. Os promotores consideram falho o trabalho policial, pois nao efetua grandes apreensoes, embora o volume distribuído na cidade seja significativo.

Segundo o promotor Antônio Domingues Farto Neto, um dos que assinam o documento, 90% dos casos que chegam à promotoria sao de traficantes de pouca expressao, a maioria sem antecedentes criminais.

Cerca de 50% dos envolvidos nao têm o primário completo, 48% têm até a oitava série e apenas 1%, nível universitário. Os promotores concluíram que há vários grandes fornecedores abastecendo os distribuidores da droga. Segundo o documento, eles nao sao presos porque o Estado e a polícia nao têm estrutura para resolver crimes do colarinho branco. Os promotores mencionam denúncias "isoladas" sobre o envolvimento de policiais no crime organizado, mas afirmam que estas sempre ficaram no "plano teórico".

Uma cópia do documento será enviado à comissao da Assembléia Legislativa do Estado que também investiga o narcotráfico. O delegado-diretor da Polícia Civil em Sorocaba, Maurício José Lemos Freire, disse que a polícia está cumprindo seu papel no combate aos pequenos traficantes. Quem deve agir contra os grandes traficantes é a Polícia Federal, segundo ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;