Economia Titulo Carreira
Setores administrativo e de TI vão contratar mais

É o que aponta pesquisa da Page Personnel, ao
listar nove cargos que terão procura 30% maior

Marina Teodoro
Especial para o Diário
23/02/2015 | 07:15
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem ainda não se decidiu sobre qual carreira seguir, pode encontrar inspiração nas novas oportunidades que o mercado de trabalho oferece. De acordo com pesquisa realizada pela Page Personnel, empresa de recrutamento especializado de profissionais técnicos e de suporte à gestão, as áreas administrativa e tecnológica são as que mais vão requisitar profissionais neste ano.

De acordo com o gerente executivo da Page Personnel, Ricardo Ribas, apesar do momento delicado no cenário econômico, e do índice de desemprego alto, alguns segmentos passam por situação positiva, e posições consideradas estratégicas podem ter alta, na média, de 30% na procura por trabalhadores nos três primeiros meses de 2015 em comparação com o mesmo período de 2014.

“Houve aumento salarial nos últimos meses, apesar do crescimento do volume de desempregados. O que caracteriza essa demanda é a falta de profissionais qualificados no mercado”, comenta Ribas. Para ele, os segmentos administrativo e de logística, por exemplo, têm dado mais atenção ao profissional que é capaz de otimizar o trabalho, reduzir custos para a empresa e aumentar produtividade.

Já áreas específicas, como a de tecnologia, ainda se mantêm em um bom momento no Brasil. “A procura por profissionais no setor é grande. O segmento é bastante promissor”, afirma o gerente executivo.

Segundo a pesquisa feita pela Page Personnel, nove profissões foram listadas como as mais demandadas neste ano. O primeiro lugar fica com o cargo de analista de big data, que atua na área de tecnologia da informação, que deverá registrar aumento de 50% na demanda em relação ao ano passado. Esse crescimento se deve ao fato de, cada vez mais, as empresas brasileiras utilizarem bancos de dados para otimizar seus serviços, no entanto, é baixo o índice de profissionais disponíveis no mercado aptos a trabalhar com esses recursos.

Essa é uma das carreiras mais desejadas atualmente pelos futuros profissionais do setor tecnológico. O estudante do último ano de Ciências da Computação Vitor Teixeira, 20 anos, de Santo André, comenta que “essa é a profissão do momento e que se tornará uma necessidade daqui para frente nas empresas”.

Outro cargo do ramo que deverá ter alta de 40% na procura por empregados capacitados é o de desenvolvedor mobile, que cria aplicativos para smartphones. O profissional poderá trabalhar em agências e startups. De acordo com a pesquisa realizada pela Page Personnel, neste ano serão investidos cerca de US$ 38 bilhões em aplicativos, o que justifica a expansão da demanda.

No setor de logística também cresce 40% a procura por especialistas em varejo, indústrias ou serviços. “As empresas estão em busca de profissionais que consigam reduzir custos, com perfil de análise e retorno positivo para a instituição” afirma Ribas.

PERFIL ATRATIVO - A falta de profissionais que consigam atender as exigências das empresas é um dos fatores que aumentam o índice de desemprego e também o de vagas disponíveis, como aponta a pesquisa.

Para se encaixar no perfil de trabalhador que o mercado procura, o gerente executivo da Page Personnel dá dicas e declara que é preciso ter conhecimento, atitude e habilidade.

“Ter faculdade, fazer cursos específicos e saber idiomas são critérios importantes que fazem parte do conhecimento. Comprometimento, criatividade e saber trabalhar em crise compõem um perfil de atitude. E desenvolver o que sabe, na prática, é a principal característica para um profissional habilidoso.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;