Política Titulo Merenda
Câmara repudia conduta de Cleuza

Apoiado por governistas, vereadores em S.Bernardo aprovam documento que condena corte de merenda escolar feito por secretária de Educação

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
20/02/2015 | 07:02
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Apoiada por aliados, a oposição ao governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), aprovou ontem, na sessão da Câmara, requerimento de repúdio direcionado à secretária de Educação, Cleuza Repulho (PT), por implantar plano de corte em merendas nas escolas da rede municipal.

O documento expôs situação distinta na Casa, que costumeiramente vê o governo aplicar vitórias consecutivas em propostas críticas à administração do PT. Dos 28 parlamentares, apenas os oito petistas e dois ausentes na sessão – Ramon Ramos (PDT) e Roberto Palhinha (PTdoB) – não atestaram o requerimento contrário à proposta de Cleuza.

Em contrapartida, a matéria não foi debatida na Casa por ultrapassar o horário do expediente, às 13h, ficando a discussão para a próxima quarta-feira. Um dos líderes da moção, o oposicionista Marcelo Lima (PPS) destacou que o ato extrapolou as questões partidárias, por isso o documento garantiu apoio da maioria no plenário. Porém, o popular-socialista frisou que a secretária não pode ser responsabilizada sozinha no episódio. “O documento é de todos os vereadores. Somente os petistas não concordaram. Os aliados estão insatisfeitos e externaram sua indignação. Precisamos ter sabedoria para abordar sobre essa questão, pois a Cleuza é funcionária (comissionada) de alguém. Não podemos deixar que só manche ela, pois ela tem chefe, que precisa dar satisfação sobre tudo isso.”

Marcelo utilizou sua página no Facebook para anunciar que percorreu inúmeras escolas do município para verificar se houve retorno do serviço integral de merenda, como ocorreu no bairro do pós-balsa, conforme reportagem do Diário, publicada na quarta-feira.

“Infelizmente, para nossa tristeza, em todas as escolas visitadas nossas crianças permanecem com apenas uma refeição por período”, publicou o oposicionista, sem especificar quais unidades da rede visitou.

O plano restritivo de alimentos nas unidades de ensino tomou outra vez conta das discussões no Legislativo.

Pelo lado governista, Rafael Demarchi (PSD) novamente se colocou como crítico à proposta, garantindo que ainda não foi informado de qual será o posicionamento do Executivo. “Ainda não fomos procurados. O que temos é o que todos sabem, mas estamos lutando para ter o serviço por completo nas escolas”, comentou.

O petista Tião Mateus confirmou as palavras do colega situacionista e salientou ainda que o período de Carnaval atrapalhou o debate. “Teríamos reunião de bancada governista ontem (anteontem) com o prefeito, na qual certamente conversaríamos sobre isso, mas com o dia facultativo, não houve”, explicou.

VISITA

Deputado federal pelo PPS, Alex Manente participou de quase toda a sessão de ontem. Fez uso da palavra, assinalando que “seu mandato está à disposição da Casa”.

Sobre o corte de merenda, Alex, que tem reduto principal em São Bernardo, enfatizou o trabalho da bancada oposicionista, protagonista ao tornar o caso de conhecimento público. “Mesmo numericamente inferiores, eles conseguem destacar os anseios da população, garantindo com o que o governo se submeta à vontade popular”, argumentou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;