Cultura & Lazer Titulo
Loucura e normalidade
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
08/06/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


Com a já estabelecida relação entre grupos e artistas lusófonos, o grupo paulistano Dragão 7, da são-bernardense Creusa Borges, começa agora a estreitar contato com a Itália através de parceria feita com o grupo Accademia Della Follia, que apresenta amanhã, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo, o espetáculo 'Stravaganza'. A peça, que será apresentada em português, será exibida também no Teatro Anhembi Morumbi, em São Paulo, na sexta.

Internados em um manicômio, cinco pacientes com problemas mentais estão às vésperas de sair de onde moram por causa da Lei Basaglia, que em 1978 fechou os hospitais psiquiátricos italianos.

Reinseridos em ambiente ‘normal', eles não encontram nada do que esperavam, nenhum afeto e compreensão. Decidem, então, voltar ao hospital e criar seu próprio ambiente, sem médicos, eletrochoques, chaves e ferrolhos, com as regras estabelecidas por eles mesmos.

A companhia do diretor e ator italiano Claudio Misculin nasceu no antigo hospital psiquiátrico de Trieste. Alguns dos atores têm transtorno mental. Eles se dizem loucos por profissão e atores por vocação.

"Eles têm um trabalho aprofundado com a questão do corpo. Trabalham com saúde mental, mas nem por isso deixa de ser um trabalho artístico", conta Creusa Borges, que foi procurada pelo grupo por sua experiência com intercâmbio teatral.

CIRCUITO DE TEATRO
Paralelamente, Creusa já trabalha com o 6º Circuito de Teatro em Português, que acontecerá entre 8 e 20 de novembro, na Capital e possivelmente no Grande ABC e litoral.

Na edição do ano passado ela conseguiu o intercâmbio entre Brasil, Portugal e Angola. Neste ano, trará para cá todos os países lusófonos - também Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A expansão dos contatos traz também mudança na percepção dos muitos povos que têm em comum apenas a língua. "Mas há algo entre os brasileiros e os africanos que não tem parentesco com os europeus, que é a personalidade".

Para Creusa, ela também se expressa no modo de falar. "Os portugueses não usam gerúndio, não falam ‘você poderia', com eles é ‘faça isso', ‘diga aquilo'. O nosso português é com açúcar e os africanos são iguais."

Stravaganza - Teatro. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel: 4368-3483. Amanhã, às 19h. No Teatro Anhembi Morumbi - Rua Doutor Almeida Lima, 1.198, São Paulo. Tel.: 2872-1457.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;