Internacional Titulo
EUA questionam Annan por escândalo em programa da ONU
Da AFP
21/04/2005 | 21:42
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos questionaram a postura do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, que garantiu não ter sido responsabilizado em uma investigação do escândalo relacionado ao Programa Petróleo por Alimentos do Iraque.

O secretário-adjunto de Estado dos Estados Unidos, Mark Lagon, disse que Annan provavelmente exagerou os resultados preliminares de uma comissão investigadora liderada pelo ex-presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), Paul Volcker.

"Trata-se, provavelmente, de um exagero para sugerir que o relatório de Volcker isentou o secretário-geral", comentou Lagon. Uma porta-voz do painel de Volcker confirmou mais cedo que dois de seus integrantes renunciaram, mas não quis comentar se o fizeram por acreditarem que a investigação foi muito condescendente com Annan.

Em um relatório do último mês, a Comissão Volcker avaliou que Annan não utilizou sua influência para outorgar um contrato do Petróleo por Alimentos para uma companhia na qual seu filho, Kojo Annan, trabalhava.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;