Política Titulo Na mesa de negociação
PTB e PRB buscam espaço no governo
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
16/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), abre a possibilidade de conceder a chefia de secretarias a PTB e PRB, partidos aliados no Legislativo. Após o petista inserir o PTdoB no primeiro escalão do Paço, com a nomeação de Chiquinho do Zaíra no Planejamento Urbano, as legendas buscam ampliar a influência na administração petista.

No caso do PRB, representado pelo vereador Gil Miranda, a secretaria em discussão é a de Esporte e Cultura. O argumento utilizado por ambas as partes é de que a escolha daria sintonia com o setor no Estado e União, que já estão sob tutela do partido. “Tem discussão para desmembrar Esporte de Cultura. O Donisete ficou de ver isso. Estamos aguardando. Ainda não temos um nome para indicar, mas garanto que eu não vou assumir a Pasta”, declarou o parlamentar.

Responsável pela interlocução no secretariado, o titular da Secretaria de Governo, Edílson de Paula (PT), disse que a conversa ocorre sem pressa. “O Gil está na nossa base desde o começo da gestão. Ele colocou alguns pontos para pensarmos, mas não condicionou, em momento nenhum, a assumir secretaria. A conversa com ele está redonda.” O vereador, no entanto, prometeu manter postura “favorável ao povo”, sem obedecer a qualquer determinação do Paço no Legislativo, mesmo que for contemplado no primeiro escalão.

O caso do PTB é mais complexo. Com dois vereadores na Câmara – Ricardinho da Enfermagem e Eugênio Rufino –, a legenda busca o comando de uma Pasta desde janeiro de 2013. A sigla circulou pelo bloco independente até a eleição interna da Casa, quando votou junto com os governistas pela eleição de Marcelo Oliveira (PT) à presidência.

“É discussão para ontem. Seria importante assumir uma secretaria de peso, como a de Trabalho e Renda, Serviços Urbanos ou Saúde. Queremos contribuir com o governo, melhorar alguns pontos na Saúde. Como sou um profissional dessa área, tenho mais afinidade. Mas o PTB é um partido forte em Mauá, importante e que merece ser valorizado”, pontuou Ricardinho.

Edílson refutou que os petebistas cobrem por vaga no primeiro escalão de Donisete. “Colocaram algumas ideias para contribuir com a gestão de Saúde. A conversa com eles tem avançado bastante. Estamos passando por uma boa fase de discussão política”, definiu o petista.

Só neste ano, Donisete amarrou o PPS, com a indicação do presidente municipal da sigla, Erismar Soares Clementino, o Mazinho, para assessorar Edílson, e ganhou apoio para a reeleição em 2016 do mandatário estadual do partido, o deputado federal Alex Manente. O ingresso de Chiquinho do Zaíra no Paço ocorreu na semana passada. Ele era tido como potencial candidato ao Paço e também garantiu apoio na próxima eleição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;